You are here
Home > Matérias > Meia-entrada em shows, cinemas e teatros na berlinda

Meia-entrada em shows, cinemas e teatros na berlinda

Por Deise Santos

O Senado Federal está discutindo um projeto que é, no mínimo, incoerente. Depois da classe estudantil lutar e conquistar o direito à meia-entrada em cinemas, teatros e casas de espetáculos, o Senado Federal resolveu limitar esse direito aos dias de semana. Isso significa um retrocesso ou algo como andar na contramão da democracia e do acesso à cultura em todas as suas  vertentes.
Claro que não é novidade que muitas pessoas fazem o uso indevido deste direito, falsificando carteiras e boletos de universidades para usarem esse benefício, mas os produtores e administradores de teatros e casas de espetáculos, principalmente, também já arrumaram um jeito de não levarem prejuízo e estão cobrando valores astronômicos para, com o valor da meia-entrada, pagarem os custos e faturar (bem) com a produção do evento ou espetáculo.
A limitação do uso da carteira aos dias de semana – nos cinemas de segunda à sexta e nos teatros e casas de espetáculos de segunda à quarta – é um disparate. Qual estudante, precisando trabalhar para custear seus estudos e manter sua família, terá tempo para ir ao cinema, teatro ou shows nos dias de semana? E quais casas de espetáculos colocarão atrações de segunda a quarta, atrações essas que muitas vezes vêm de outras cidade, estados e até países, para que os estudantes possam vê-las se beneficiando do direito à meia-entrada?
Em sendo aprovada, as casas de espetáculos reduzirão os preços dos ingressos? Porque a única justificativa para termos shows por mais de R$30 (valor da entrada inteira) ultimamente, é que a maioria das pessoas pagavam o valor da meia-entrada.
Padronizar o documento de identidade com uma Carteira de Identificação Estudantil (CIE), que seria válida em todo território nacional é aceitável, mas quanto tempo isso irá demorar para ser implantado? A emissão dessa carteira gerará custos para o estudante? Quando essa CIE for implantada os estudantes poderão voltar a freqüentar os espaços culturais com direito ao benefício de meia-entrada nos finais de semana?
E porque estudantes de especialização, cursos técnicos e de línguas não terão direito à meia-entrada? Reconhecendo-se apenas como estudantes as pessoas matriculadas no ensino regular: primeiro grau, ensino médio e universidades (graduação).
Essa proposta descabida está para ser votada na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado Federal (sem data definida) e, se aprovada, irá ser discutida na Câmara dos Deputados.
Esse projeto é um um ato de violência silenciosa contra os estudantes. Limitar o acesso à cultura é impedir que o cidadão se alimente de referências culturais e expressões artísticas.
Claro que temos outras formas de artes como a literatura e os centros culturais gratuitos, entre outros, mas andar para trás excluindo pessoas do processo cultural é inaceitável.
Entre neste link e deixe sua opinião sobre esse projeto de lei.

Deise Santos
Carioca, jornalista, produtora cultural, baixista e guia de turismo. Deise Santos é apaixonada por música - principalmente rock e suas vertentes -, literatura, fotografia, cinema, além de colecionadora - contida - de vinis. Pé no chão e cabeça nas nuvens definem a inquietude de quem está sempre querendo viajar, conhecer pessoas e culturas diferentes. Idealizadora do Revoluta desde seus ensaios com zines, blogs e informativos, a jornalista tem como característica a persistência em projetos que resolve abraçar.
Top