You are here
Home > Entrevistas > Nueva Etica lança novo álbum e faz mini-turnê pelo Brasil

Nueva Etica lança novo álbum e faz mini-turnê pelo Brasil

Os argentinos da banda de hardcore Nueva Etica caminham para onze anos de estrada com 4 álbuns lançados (alguns deles produzidos por nada menos que Tue Madsen), algumas mudanças na formação e turnês pela Europa e América do Sul. A banda desembarca esta semana no Brasil para três apresentações, uma delas para a gravação do DVD no Hangar 110 em SP.
Confira o bate-papo com a banda sobre os anos de estrada, as expecativas para os shows no Brasil e o lançamento no novo álbum 3LIT3.

Por Cremogema*

01 – 10 anos de estrada e entre os nomes argentinos no Brasil o que soa mais alto é o do Nueva Etica, o que pensam sobre isso?
Nueva Etica: primeiro quero agradecer a todas as pessoas que nos apoiaram nestes 10 anos de carreira, aos selos que acreditaram na gente, aos nossos familiares já que sem o apoio deles não somos nada. É bom ver como depois de tantos anos de esforço e sacrifícios da banda se ganhe o reconhecimento como referência da cena latina e do mundo.

02 – Quando a banda se iniciou a cena straight edge de Buenos Aires estava em decadência ? Foi por este motivo que a banda se iniciou?
NxE:Já não existiam banda que difundissem a filosofia straight-edge nessa época (1998), ao menos não de uma maneira direta, Autocontrol já havia se separado, existia Vieja Escuela, mas faltava uma banda com uma mensagem mais dura e apimentada, por isso nasceu a Nueva Etica e acreditamos que os resultados estão mais do que vistos.

03 – “Momento de la verdad” superou as expectativas? Foi definitivamente a abertura das portas na América do Sul para vocês?
NxE: Acreditamos que “Momento de la Verdad” foi um golpe justo que era necessário para abrir as portas da América do Sul, e dizer ao mundo que na América do Sul ainda existem pessoas que acreditam no straight-edge, mas acreditamos que com “La Venganza de los justos” nós ganhamos o respeito e admiração da América do Sul definitivamente.

04 – Qual foi a sensação da primeira turnê européia? Houve alguma surpresa inesperada?
NxE: A melhor sensação do mundo foi poder tocar na Europa, foi algo inesperado pra gente, sendo a primeira banda de hardcore da argentina que cruza o oceano para deixar sua música e mensagem não é uma coisa do cotidiano pra gente. Já estivemos em 2006 fazendo a 2ª turnê na Europa e o bom de tudo isso é que as pessoas se lembram do Nueva Ética depois de 3 anos da última turnê.

05 – Conte-nos todos os detalhes de “Inquebrantable”:
Bruno:Como baterista, gravar Inquebrantable, foi gravar o disco mais importante de toda a minha carreia e para Nueva Etica esse álbum foi um passo muito importante para a o crescimento da banda, creio que fizemos um trabalho muito profissional já que desde o dia em que nos propusemos a compor as músicas e gravar “Inquebrantable” queríamos fazer um disco que falasse na América do Sul e todo o resto do mundo.
O disco foi gravado nos estúdios MCP por Martin Carrizo ( ex-A.N.I.M.A.L.),onde se gravou todas as músicas e a mixagem e masterização ficou por conta de Tue Madsen (Sick of it All, Caliban, The Haunted, Rod Halford, HSB), que se encarregou de fazer com que o disco soasse como uma bomba atômica.

06 – Quais as maiores influências da banda?
Bruno: As nossas principais influências vêm do hardcore, mas nossas influências começam com Path of Resistance, passando por Earth Crisis, Madball, Terror até In Flames.

07 – Defina straight edge na vida de vocês:
Bruno:Uma parte muito importante de nossas vidas.

08 – Responda rápido:
4 bandas nacionais: Hermetica, Horcas, Orientacion, Knockout.
4 bandas internacionais: Earth Crisis,Hatebreed,Terror, In flames
1 CD: Earth Crisis “Destroy The Machines”
1 livro: Ismael “Daniel Quinn”
Uma frase: Commitment conquer all

09 – Como a cena argentina tem correspondido ao mais novo trabalho de vocês?
Bruno:Muito bem, melhor do que esperávamos , já que este novo disco é um pouco mais pesado que o anterior. O álbum foi muito bem aceito na cena hardcore.

10 – O Nueva Etica participa de algum projeto para libertação animal, ajuda Social?
NxE: Atualmente não estamos participando em nenhum projeto, mas às vezes convidamos para os nossos shows coletivos de libertação animal, que vendem comida e informam o público sobre a libertação animal e o veganismo. Como banda, apoiamos todos os projetos que tenham relação com a liberação animal e humana.

11 – A gravação do DVD da banda será no Hangar 110, qual o motivo da escolha ser no Brasil e não na Argentina? O que mais pesou na hora de decidir?
NxE: 
Sempre tivemos uma resposta muito boa do público brasileiro, então pensamos que seria bom fazer o DVD aí. É como uma forma de agradecer a toda a galera pelo apoio durante estes anos. A banda está recolhendo imagens que foram gravadas durante os últimos tempos em todos os shows nos países que visitamos para fazer um DVD que demonstre a grandiosidade da cena latina.

12 – Como a banda se porta para não chocarem datas dos projetos paralelos dos integrantes? Nueva ética tem a preferência?
NxE: Temos sorte de trabalhar com uma pessoa (Ricardo – Burning The Time Booking) que é responsável por organizar os projetos paralelos de todos para não se chocar as bandas e poder tocar sem problemas

13 – Além da gravação do DVD e dos outros dois no Brasil, quais as novidades para 2009
NxE:Temos planejado ir a outros países da América do Sul como Peru, Colômbia e Costa Rica. Também pretendemos fazer nossa terceira turnê européia e quem sabe uma turnê pelo México, veremos se dá tudo certo.

14 – O que vocês querem dizer quando falam “SEDUCIDOS POR LA DECADENCIA”? De qual decadência as pessoas estão sendo seduzidas ?
NxE:A decadência do consumismo, da televisão, dos meios viciados, das propagandas, MTV, as drogas e o álcool. A isso nos referimos quando dizemos isso. Costumes que impõe a sociedade, os governos, para manter o povo controlado.

15 – O selo Seven Eight Life Recordings tem feito o trabalho esperado pela banda?
NxE:O Franco nós conhecemos há muito tempo e sempre tivemos uma boa relação com ele, mas não foi quando ele fez a turnê da gente que começamos a ter uma relação banda/selo. A relação com Seven Eight Life começou quando foi realizada a última turnê no Brasil e como tudo saiu muito bem, ficamos muito contentes com o trabalho realizado e daí saiu a proposta de lançar nosso último trabalho já que não tínhamos nenhum selo no Brasil e graça a ajuda do Franco vocês tem 3L1T3 em todo o Brasil e este ano poderemos ir apresentar e gravar nosso DVD. Desde já muito obrigado a Seven Eight Life Recordings por toda ajuda e confiança na gente.

16 – 3L1T3 nos traz inovações, mais peso concentrado, essa foi a intenção da banda ao produzir este álbum ?
NxE:Este disco é muito especial, cremos que mais especial que “Inquebrantable”, não só é um disco mais pesado, mas sem perder o hardcore, pudemos trabalhar com muito mais tranquilidade as composições e a gravação das músicas, escolher o som e fazer os retoques necessários para conseguir superar o som do álbum anterior. Com respeito às composições, é um disco com muito mais metal que os anteriores. É algo que queríamos fazer há bastante tempo. Logo, missão cumprida!

17 – Qual a posição das bandas sobre o uso cada vez maior de drogas, bebidas alcoólicas dos jovens
NxE: Cada um é livre para fazer o que quer da sua vida,mas temos que estar conscientes de que essas coisas não são boas para nossos corpos, causam muitos problemas, destroem famílias e provocam mortes, gerando vícios, violência e excessos.
Seria bom se as pessoas tomassem um pouco do tempo pra pensar e refletir que esses excessos não são bons para o nosso corpo, vida e que já outra forma de se divertir e se sentir bem.

18 – Vocês acreditam que o hardcore tem o respeito devido dos produtores por onde vocês passam? Os shows são organizados com a estrutura desejada?
NxE:Ao longo da história da banda a gente tem tocado em lugares gigantes e temos tocado em lugares que são como casas, nunca tivemos problemas com isso já que não somos rockstars, só que às vezes nós dedicamos com muito esforço e dedicação para gravar bons discos e não se preocupam em fazer um bom show para as pessoas que pagaram o ingresso, que acabam escutando as bandas com sons ruins. Nós colocamos a nossa energia para que tudo saia perfeito, mas o produtor também é responsável de dar a melhor estrutura para o público. Essa mentalidade está mudando muito ultimamente e tanto as pessoas como as bandas estão sendo muito beneficiadas.

19 – Mensagem da banda aos leitores e fãs da banda?
NxE:Primeiro, muito obrigado a vocês pela entrevista e em nome da banda, muito obrigado a todas as pessoas que assistiram aos shows do Nueva Etica no Brasil em todos esses anos. Esperamos ver toda a galera maluca na gravação do nosso DVD em Abril!!!

 

NXE 3L1T3 2009.
MUCHAS GRACIAS!

Discografia
Momento de la verdad (1999)
La venganza de los justos (2001)
Inquebrantable (2006)
3L1T3 (2008)

Integrantes
Javier Casas – Guitarra
Gerardo Villalobos – Voz
Bruno Bordon – Bateria
Betoxxx – Voz
Javier Suarez – Bajo
Lisandro Guerra – Guitarra

Mais sobre a banda:
Website: www.xnuevaeticax.com.ar
Myspace: www.myspace.com/xnuevaeticax

Booking Shows
burningthetime@yahoo.com.ar
xnuevaeticax@hotmail.com

Mais sobre o selo:
www.seveneightlife.com

*Cremogema é editor do site Cultura em Peso. Essa entrevista foi originalmente publicada no site Cultura em Peso.

Deise Santos
Carioca, jornalista, produtora cultural, baixista e guia de turismo. Deise Santos é apaixonada por música - principalmente rock e suas vertentes -, literatura, fotografia, cinema, além de colecionadora - contida - de vinis. Pé no chão e cabeça nas nuvens definem a inquietude de quem está sempre querendo viajar, conhecer pessoas e culturas diferentes. Idealizadora do Revoluta desde seus ensaios com zines, blogs e informativos, a jornalista tem como característica a persistência em projetos que resolve abraçar.
Top