You are here
Home > Räskuño > Um dia com Leonardo Panço

Um dia com Leonardo Panço

Por Deise Santos

Não costumo escrever resenhas na primeira pessoa, procuro seguir a forma acadêmica de se fazer jornalismo ensinado nas universidades, mas nesse caso é quase impossível.
Há cerca de dois meses comprei meu exemplar do novo livro do meu colega de profissão Leonardo Panço, o Caras dessa idade já não lêem manuais e entrei, mais uma vez, para a lista dos “devo não nego, pago quando puder” do Srº Panço. Só que eu tenho um grande problema, não consigo usufruir do que comprei – principalmente livros – se ainda não paguei. Então, até pagar o livro na última semana, o simpático livro de capa vermelha e arte gráfica de Flávio Flock, ficou em cima da mesa do escritório e chegou a ir a São Paulo na minha mala, mas eu não li.
O que conhecia eram dois textos que o Panço havia me enviado via MSN antes de mandar o mesmo pra gráfica, para que eu sentisse o clima do novo livro dele e lógico que gostei demais.
Bom, eis que coloquei o simpático livro na bolsa e fui para a rua resolver coisas chatas, burocráticas, fila, etc…
Enquanto esperava o atendimento nos lugares e depois, no final do dia, enfrentava o trânsito caótico na Avenida Brasil e na Rodovia Presidente Dutra, eu viajei por Osnabrück, Bohmte, Hamburgo, Vila da Penha, Audio Rebel e nas descargas elétricas dos neurônios de Leonardo Panço, com sua forma de escrever ora leve, ora debochada, com toques de acidez e extremamente descolada.
No final do dia, eu tinha devorado as 132 páginas do livro, entre muitas risadas e reconhecimento de personagens e lugares citados nas mais de 40 crônicas e contos.
Ler um livro de ficção/não-ficção de um cara como o Panço, que há mais de duas décadas vive o rock e comprova que o mundo é uma ervilha, com graus de separação bem menores do que os seis previstos em alguma teoria espalhada por aí, é altamente recomendável.
Quem sabe depois de ler Caras dessa idade já não lêem manuais, você tenha uma vontade incontrolável de virar um bluesman…
Leitura altamente recomendável!

Para conhecer esse e outros trabalhos de Leonardo Panço clique aqui!

 

Deise Santos
Carioca, jornalista, produtora cultural, baixista e guia de turismo. Deise Santos é apaixonada por música - principalmente rock e suas vertentes -, literatura, fotografia, cinema, além de colecionadora - contida - de vinis. Pé no chão e cabeça nas nuvens definem a inquietude de quem está sempre querendo viajar, conhecer pessoas e culturas diferentes. Idealizadora do Revoluta desde seus ensaios com zines, blogs e informativos, a jornalista tem como característica a persistência em projetos que resolve abraçar.
Top