You are here
Home > MovimentAção > Limpe as praias!

Limpe as praias!

Neste sábado, 30 de maio, das 10h às 13h, acontecerá no Rio de Janeiro a sexta edição do evento Limpando & Reciclando, que está inserido no Projeto Limpeza na Praia e é organizado pelo Instituto Aqualung. O projeto já conquistou a simpatia e o apoio de diversas empresas, além de contar com a ajuda de voluntários, entre eles alunos da rede de ensino (universidades, cursos de idiomas, de mergulho, informática, entre outros). O evento que inicialmente acontecia somente em algumas praias, agora acontece, simultaneamente nas praias de Copacabana, Ipanema, Barra da Tijuca, Recreio, Grumari e também nas praias de Sepetiba, Ilha de Paquetá e Saquarema.
O evento acontecerá em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente e será uma ação de conscientização de limpeza e reaproveitamento do lixo coletado nas praias e em outras localidades.
Ao término do mutirão, o lixo coletado em duplas será catalogado e, ao término da ação, reaproveitado pelas cooperativas e instituições de reciclagem, servindo como exemplo para as demais ações e campanhas ecológicas. Serão distribuídos um total de 20.000 sacolas plásticas biodegradáveis e compostáveis – feitas a base de milho – e luvas a todos que desejarem participar da campanha.
O evento pretende conscientizar as pessoas que os detritos sólidos despejados nas praias, além de deixá-las sujas, são responsáveis pela mortandade de inocentes animais marinhos.
Esse tipo de ação ajuda a minimizar em um prazo curto o impacto dos resíduos sólidos e suas conseqüências danosas para o ambiente e para a fauna marinha.
Nos cinco anos em que o evento é realizado, foi constatado que mais da metade dos resíduos sólidos encontrados não são degradáveis a curto prazo, como canudinhos, pontas de cigarro, tampinhas, cotonetes, sacos plásticos, chinelos, representando assim o maior percentual de materiais ambientalmente perigosos para a fauna marinha.

Quer participar?
Confira os pontos de encontro e faça algo diferente no seu final de semana:

Praia de Copacabana:
A) No Posto Seis, onde os voluntários seguirão em arrastão até a rua Santa Clara, com os grupos da SuperVia, Prefeitura do Rio de Janeiro e Greenpeace Brasil;
B) Em frente à Rua Rodolfo Dantas, com o grupo do Metrô Rio e da Prefeitura do Rio de Janeiro;

Praia de Ipanema:
– Na Pedra do Arpoador (Posto 7), os voluntários estarão caminhando na coleta em direção à rua Garcia D?Avila, com o grupo da Luisa Parente, OI FM, e de banhistas e surfistas;

Praia da Barra da Tijuca:
– No Quebra-Mar em direção à Barraca do Pepê, com grupos de universitários, Ong Lagoa Viva, Prefeitura do Rio de Janeiro e CEA Marapendi;

Praia do Recreio:
– Na Praça TIM MAIA, com os grupos da UFRJ Surf e professores e alunos da UCB (Universidade Castelo Branco);

Praia de Grumari:
– no canto direito da praia de grumari, na direção do quiosque do Russo, com a Associação de Surfista e Amigo do Grumari – ASAG.

Praia de Sepetiba:
– No “Coreto”, com o grupo da Magali Jordão, com colégios e a Guarda Municipal;

Ilha de Paquetá:
– Na Praia da Moreninha, com o grupo da Guarda Municipal e moradores e turistas;

Saquarema (Região dos Lagos / RJ):
– Na praia do Pontal, com moradores e surfistas;

 

Deise Santos
Carioca, jornalista, produtora cultural, baixista e guia de turismo. Deise Santos é apaixonada por música - principalmente rock e suas vertentes -, literatura, fotografia, cinema, além de colecionadora - contida - de vinis. Pé no chão e cabeça nas nuvens definem a inquietude de quem está sempre querendo viajar, conhecer pessoas e culturas diferentes. Idealizadora do Revoluta desde seus ensaios com zines, blogs e informativos, a jornalista tem como característica a persistência em projetos que resolve abraçar.
Top