You are here
Home > Entrevistas > Motosierra: cada vez mais suja e agressiva

Motosierra: cada vez mais suja e agressiva

A cena rock and roll uruguaia tem uma representante que não é devidamente reconhecida por lá. Mas aqui no Brasil,a banda mais rock and roll do planeta terra tem público fiel e, de tanto vir a terra brasilis, um de seus integrantes acabou se casando com uma brasileira.  Pronto para receber os seus três amigos uruguaios, que com ele formam a Motosierra, para uma série de shows em São Paulo, o vocalista da banda, Marcos conversou com o Porta Revoluta, pra contar um pouco da história da banda, que está completando dez anos, e sobre a expectativa para os shows da mini-turnê.

Por Deise Santos
Fotos de divulgação

Como e quando a banda Motosierra banda começou?
Marcos:
Hum… Tá difícil viu… Em novembro já faz 10 anos e eu ainda não acredito, está parecendo que tudo passou muito depressa.

Então, conte um pouco como começou, como foi a idéia de montar uma banda?
Marcos:A banda foi na verdade um produto de uma história de bandas que já estavam rolando no Uruguai, nos anos 90. Produto do underground uruguaio dos 90, que foi muito foda, e muito incompreendido na época, mas foi o que a gente bebeu quando moleques. Nos anos 90 no Uruguai tinham duas bandas muito fodas: Chicos Electricos e Cross.
Chicos Electricos era mais Stooges, MC5, Dead Boys e Cross, mais Black Sabbath, Sicodelia…
A gente era muito fã, assistia a todos os shows dessas bandas. O Walo (baterista) e eu, a gente é do mesmo bairro no Uruguai, El Prado, e tinha banda junto. Daí aconteceu que o Walo foi chamado pra tocar na bateria do Cross. Foi foda, tipo… meu amigo, o cara da banda, tá tocando com os nossos ídolos!
E lá foi ele… Gravaram um disco juntos, a banda acabou… Tudo acaba lá no Uruguai, daí a outra banda foda de lá, Chicos Electricos, também acabou no ano de 1999 e aí que foi o lance. No ultimo show dos Chicos Electricos, a gente foi junto, o  Walo e eu. Assim que acabou o show, o Walo pegou o baixista dos Electricos, Gabriel Barbieri, e falou pra ele: “isso tudo não pode ficar assim, a gente tem que fazer uma outra banda”. E o Gabriel; “Eu já tenho um guitarrista, o Luis (que se tornou o guitarrista do Motosierra). Vamos lá, fazer um som.
Daí eles começaram a ensaiar, mas não me chamaram!!
Não me deixaram fazer um teste de vocalista, pois eles estavam precisando era de um vocalista, até que 2 meses depois fui chamado (pela minha insistência) pra fazer um teste. Cheguei e tocamosAre you ready? do Turbonegro…  Acho que foi a primeira vez que uma banda tocou Turbonegro lá no Uruguay…  Novembro de 1999… Acabou o ensaio e o Gabriel me falou: “Você está na banda.”. E foi isso.

Então nasce a Motosierra em 1999. Como foi a escolha do nome da banda?
Marcos:Foi muito engraçado, porque olha…  A gente estava lá, no porão, ensaiando essa nova banda. Daí a gente nem ligava, só tocava e procurava o nosso som. Coisas que nunca tinham rolado lá no Uruguay e mais, acho que não tinha rolado muito disso na América Latina, olhando pra trás…
The Dwarves, Motörhead, Turbonegro, Zeke, Stooges, Black Flag… Tudo misturado.
A gente tinha a consciência de que ninguém ia sacar porra nenhuma do que a gente ia fazer. então, foi tipo: FODA-SE!!
A nossa cabeça (e a gente não tava tão errada assim…) foi tipo, ninguém vai gostar do que a gente faz. É muito pesado, muito rápido, muito cru. Então vamos nos divertir.
A gente arrumou um show com uma banda que (agora) é muito grande no uruguay,Buenos Muchachos, amigos nossos de muitos, muito anos e o primeiro nome da banda foi: SATANAZIS, ou seja, SATAN + NAZIS (satanistas e nazistas). Uma piada, sacou?? A gente tava tentando chocar e olha que a gente conseguiu! Porque não tem nada pior que misturar hitler com satã. Imagina…nada pior!!
Mas o problema é que a manager dos Buenos Muchachos era judia e ela não gostou nada, mas nada, da piada. Falou pra gente: “olha, vocês com esse senso de humor aí, nao vai dar em nada, faz um favor, e muda de nome, porque com esse nome vocês não vão tocar com a gente”.
Imagina… A gente voltou pro estúdio dando risada. Aí pensamos, vamos procurar um nome…
O que é que a banda parece?? Qual é o som da banda?? Uma motoserra. Pronto: MOTOSIERRA. Três dias antes do primeiro show e assim foi, um acidente, o nome da banda na verdade é SATANAZIS.

Já não gosto mais da banda…

Marcos: Dá pra entender, mas no começo, a idéia é que ninguém gostasse da banda, só nós. Mas o que é importa é o que acontece no palco, o que se transmite de lá pra fora, do público pra o palco.

Sonoramente vocês são muito bons…
Marcos:Sim, a banda tem bons músicos… Bons músicos fazendo música básica, mas bem forte, o mais forte que a gente pode tocar, isso sempre foi assim, a gente tem orgulho disso.

Então a banda fez seu primeiro show… E como chegaram ao primeiro material gravado
Marcos:A banda tocou um ano… Foi um ano incrível, fazendo qualquer merda, tem muita coisa bizarra lá… Mas com 6 meses de banda, falamos em gravar alguma coisa, pra testar o som da banda, gravamos 4 músicas, em julho ou agosto de 2000, daí continuamos tocando e já desde o começo, o Motoiserra teve uma característica de tocar com bandas de fora do Uruguay, porque a gente pensava que lá, no Uruguai, ninguém ia gostar da banda, então, a alternativa lógica foi procurar uma saída fora. E já no nosso segundo show tocamos com Killer Dolls, da Argentina.
Bom, no final do ano estávamos procurando uma letra do Turbonegro na iternet, pra fazer um cover, só porque a gente é fã. Daí caímos num site alemão do Turbonegro, de um selo da Alemanha, eles estavam procurando bandas do mundo inteiro pra fazer parte do tributo a banda Turbonegro e era pra enviar material gravado. E o melhor, já tinha participação de bandas fodas que a gente e fã, tipo Supersuckers, Nashville Pussy, Dwarves, Zeke, Queens of the Stone Age e Ratos de Porão!!
Aí a gente pensou, vamos enviar alguma coisa, fomos no estúdio e gravamos um cover do Turbonegro. A gravação deu uns 40 reais, enviamos pra Alemanha… e ficou!! Ficou entre as bandas que a gente curtia, sacou?? Um ano depois da banda começar a ensaiar…
Cara, foi uma coisa mágica. Daí enviamos o cover pro guitarrista e vocalista do Killer Dolls, Chary Lonrenzi, argentino. Ele tem um selo que se chama No Fun Records. Quando ele escutou a gravação, falou: “se vocês conseguem fazer um disco assim, eu edito”. E a gente fez.

E então saiu o primeiro álbum…
Marcos:A gente começou a fazer músicas pro disco em fevereiro. Tínhamos um monte de músicas, mas a cada ensaio, cada dia, saíam idéias melhores. Foi um bom momento da banda.
Então em março a banda foi no estúdio, com 4 músicas novas. Gravamos e achamos foda, daí voltamos a ensaiar, criamos 4 músicas mais e gravamos. Voltamos a ensaiar e gravamos de novo. No total foram 3 meses em blocos e 4 músicas novas por mês, assim foi feito o primeiro disco: XXX.
Logo depois, saiu pela No Fun Records, e vendeu muito bem no underground argentino e europeu, ajudado pela participação no disco Tributo ao Turbonegro. Daí o pessoal do selo alemão Incongnito Records ficou com a idéia de editar o nosso disco em vinil, e a gente fez o nosso primeiro LP, 2 anos depois da banda começar. Foi inacreditável…

O que esse álbum trouxe de retorno pra vocês? Aconteceram shows? tour? por conta desse álbum?
Marcos:Lá no Uruguai nunca tivemos uma resposta do público e nunca vamos ter. Começamos com shows pra 50 pessoas, depois do disco e tal, foram 30… ninguém ligava. Aliás, a gente cantava em inglês… Por que?? Porque sempre achamos que a nossa praia era fora do Uruguai. Lá no Uruguai, é o cemitério…
Só agora, depois de 10 anos, que tem uma molecada nova que liga para o que o Motosierra é e o que o motosierra tentou fazer.
Olha aqui no Brasil é diferente, não estou falando que é melhor, mas é diferente. O Uruguai tem 3 milhões de pessoas. A metade está na capital, Montevideo, que é de onde a banda é… Imagina… é o interior… Aqui é uma outra coisa, tem público, tem mídia, tem grana, tem clubes… Mas não tem rock and roll e só fiquei sabendo disso quando vim morar aqui., isso faz 2 anos.

Como foi o contato com o Mozine e a Läjä Rakords?
Marcos:Bom, o Mozine… Como foi que a gente se conheceu?? Eu não sei como foi, na verdade, o lance todo do Brasil é que a gente acabou tocando tanto aqui e editando discos, e eu fiquei casado com uma brasileira…
É muito esquisito, bizarro… Acho que era pra acontecer.
Pensando direito (e olha que estou estou na breja…), foi por causa do Charly Lorenzi, (Killer Dolls) mais uma vez…Porque ele tinha morado 2 anos em São Paulo, em 19999 e 2000, e tinha tido um contato com Forgotten Boys, Butchers, todas essas bandas daqui… e falou pra gente fazer uma turnê juntos no Brasil. Daí ele nos apresentou selos e bandas. Acho que daí a gente conheceu o Patron(Mozine,Läjä Rakords). Além do Evil Idolls, Forgotten, Butchers… A coisa toda.
O Charly foi um grande catalisador da idéia de fazer um circuito entre São Paulo e Buenos Aires. Isso sempre foi idéia dele e foi feito num momento em que ninguém pensava nisso. Quando a gente começou a fazer tours no Brasil, ninguém aqui tinha conhecimento do que acontecia fora do Brasil, na América Latina e vice-versa. Agora, é uma realidade. Mas o cara leva o crédito e o Motosierra foi o cobaia da história.
A gente faz rock and roll fora de fronteiras, fora dos países, procurando sempre quem gosta do nosso som, seja na Argentina, Uruguai, Brasil ou na puta que pariu.

Desde o inicio da banda, tiveram mudanças na formação, o que aconteceu? Quem saiu, quem entrou?
Marcos:Bom… Motosierra tem uma coisa engraçada, porque eu e o pessoal da banda, acabou achando que a banda tem vida própria. Sabe, como o carro, o christine, do filme, sabe o filme?
Bom, então… A banda é maior que os integrantes do Motosierra, é um mostro… é um fuckin monstro.
Virou uma coisa que é maior que nós, não pode parar, sacou?
Aconteceu que saiu o primeiro baixista, o Gabriel Barbieri, que tinha feito todo o esquema da banda, o que a banda é, como funciona, como é o som, a imagem da banda….
Bom, ele saiu em 2006 e a banda não acabou, e mais, o Motosierra pediu mais um disco e a gente fez um disco pro Motosierra. Daí eu conheci a minha esposa, fiquei no Brasil…
E a banda me chamava pra tocar lá, e eu ia, tudo em 2007. Daí o guitarrista, Luis Machado, foi morar na Espanha e o fim, né??
Não!!
O Motosierra continuava a pedir o sangue da gente. Aí a banda arrumou mais um outro guitarrista (já tinha entrado o baixista Leonardo em 2006), entrou pra fazer shows o leroy, irmão menor do Luis e guitarrista da melhor banda uruguaia, Silverados. E daí, a gente continuo a fazer shows. Agora, a banda sou eu nos vocais, o Walo na bateria, o Leo no baixo e o Leroy na guitarra. É isso… A máquina não está a fim de parar…

E agora você recebe seus amigos uruguaios no Brasil, na próxima semana, para uma série de shows
Marcos:Você viu? Coisa louca… O pior é que tenho feito uma reforma na cozinha e no banheiro. Então, estou preocupado, porque eles vão cagar o banheiro novo e a cozinha, minha esposa vai ficar puta. (risos)

E como está a expectativa da banda para esses shows? Para Leroy e Leo será a primeira vez por aqui?
Marcos:Cara, o Leroy estava nos nossos primeiros ensaios, ele era um moleque cabeludo fã do Nirvana… Sentado num canto, bebendo vinho e virou um puto guitarrista.
Tocou muita vez com a gente, no Uruguai e Argentina, junto com o Luis. Cara, Leroy e o Luis juntos… Isso é pra história!! Uma dupla du c******!!
Mas daí, cada vez que o Luis fazia uma música pra a banda, antes mesmo de apresentar no ensaio, ja ensinava pro Leroy, ou seja, ele conhece as músicas do Motosierra antes que a banda mesmo. Daí quando a gente foi chamada pra tocar no ano passado, em agosto, no MADA Festival, em Natal… O Luis já estava lá, na Espanha, mas não tive dúvidas não… Chamamos o Leroy e eles ensaiaram lá no Uruguay, e a gente em Natal, 2 dias antes do festival, antes de abrir pra O Rappa. E, acredita em mim, a gente acabou com O Rappa. Daí, tocamos no Uruguai também, e na Argentina, com o Leroy, agora vamos repetir em São Paulo.

Marcos, deixa uma mensagem para as pessoas que irão ler essa entrevista:
Marcos:MARACANÃ 50!! Lembrem-se do Uruguay (risos).

O que podemos esperar desses shows do Motosierra?

Marcos:Bom, a gente vai fazer duas músicas de bandas argentinas, só pra tirar sarro: uma música da Sumo, grande banda dos 80 da Argentina, que eu vi no ano de 1986 no Uruguai num festival, junto com o Renatão, ou seja ,a Legião Urbana. Eu vi a legião ao vivo, man!
E uma música da grande Pappo’s Blues, da Argentina, chama-se Fiesta Cervezal, mas vai ser em português e diz assim:
“eu quero beber um gole de loura gelada pra minha sede
faz muito calor, nesta festa
eu quer beber um gole do licor mó fino
com os meus amigos
faz muito calor, e ainda não tem bebido
(solo de guitarra)”

Agenda dos shows em São Paulo

Dia 11/06 – São Paulo – CB Bar
Dia 12/06 – Santos – Fiesta
Dia 13/06 – Campinas – Bar do Zé
Dia 14/06 – São Jose dos Campos – Hocus Pocus

Discografia

7″

– “Give Me The Money” (7″ single vinilo – Bad Attitude Rcds – 2003 – Finlândia)
– “Son of a Bitch” (7″ single – Bad Attitude Rcds – 2005 – Finlândia).


Split’s

– MOTOSIERRA / EVIL IDOLS – Split CD ( Cd – Laja Rcds – 2003 – Brasil).
– “Hot Music for Hot Chicks split” CD MOTOSIERRA / CULPABLES (Rastrillo Rcds – 2004 – Argentina)
– MOTOSIERRA / FORGOTTEN BOYS – Split CD ( 13 Rcds – 2004 – Brasil)
– “The Battle of Rio de la Plata” split CD MOTOSIERRA/ DOBLE FUERZA (Jimmy Jazz Rcds – 2005 – Polonia)
Álbuns (CDs / LPs)

– XXX (CD – No Fun Records, 2002, NFCD004)
– Rules (CD -Myrmecoleo Rcds, 2003, Japon/ CD – Läjä Rakords, 2003 – Brasil)
– Directo desde el W.C. (CD – Rastrillo Rcds – Argentina)
– Kick Asss RockNRoll (LP – No Brains Records, 2003, NB003)
– XXX (3ª reedição – CD – Laja Rcds – 2004- Brasil)


Coletâneas

– “Alpha Motherfuckers” CD (Hopeless Records, 2001, HR 656) Hobbit Motherfuckers (Turbonegro).
– “A Collection Of Great Dance Tunes” – Vol 3 10″ (HDP Records, 2002, shaw 10.001), Hell Drunkards & Pretty Tattooed Hookers.
– “Rawk ‘N’ Roll Revolution” CD (Myrmecoleo Records, 2002, MLR-006), Hell Drunkards & Pretty Tattooed

Mais sobre a banda em: www.myspace.com/motosierra

Deise Santos
Carioca, jornalista, produtora cultural, baixista e guia de turismo. Deise Santos é apaixonada por música - principalmente rock e suas vertentes -, literatura, fotografia, cinema, além de colecionadora - contida - de vinis. Pé no chão e cabeça nas nuvens definem a inquietude de quem está sempre querendo viajar, conhecer pessoas e culturas diferentes. Idealizadora do Revoluta desde seus ensaios com zines, blogs e informativos, a jornalista tem como característica a persistência em projetos que resolve abraçar.
Top