You are here
Home > Räskuño > Ataque Periférico deu até logo!

Ataque Periférico deu até logo!

Ataque Periférico + Norte Cartel + Nodora + Netinhos de Dona Lázara
(Parada Alternativa/RJ – 14/06/2009)

Por Deise Santos
Fotos Michael Meneses

Depois de quase uma década de atividades, a banda carioca Ataque Periférico encerrou suas atividades e para o show de despedida o quarteto convidou os amigos das bandas Netinhos de Dona LázaraNodora e Norte Cartel para dividir o palco com eles no bar Parada Alternativa, no bairro de Sulacap.
Os Netinhos de Dona Lázara abriram a noite com um show empolgante, com uma boa dinâmica no palco, onde tocaram músicas como “Eu odeio Daniel Azulay”, “Sessão Cine Band” e um cover do Wander Wildner “Eu tenho uma camiseta escrita Eu Te Amo”.
Na sequência, Nodora subiu ao palco e fez um show brutal, com o local um pouco mais cheio e o público mais envolvido no clima da festa. Quase no final do show, o vocalista Anderson foi surpreendido com uma homenagem. Valcimar (vocal do Ataque Periférico) puxou um “Parabéns a você”, para o vocalista aniversariante do Nodora. No set list, músicas do EP Um novo começo (disponível para download no myspace da banda), entre elas  “Do pó ao pó” e “Câmara Morta”.
Após uma pausa, foi a hora do Norte Cartel subir ao palco e preparar o público para o Ataque Periférico. Show recheado de energia e de sons novos, com direito a uma salva de palmas para a banda que está se despedindo do cenário. Circle pits e muita interação entre público e banda, deixou o local no clima para que a banda Ataque Periférico subisse ao palco.
Dessa vez a pausa foi maior. Clima de ansiedade entre os integrantes e o público, o palco foi preparado com muito cuidado para que a banda fizesse um show impecável e assim aconteceu. Mais de 40 músicas foram tocadas, naquele esquema power violence que a marcou toda a trajetória da banda.

O show inteiro foi uma grande confraternização, integrantes das bandas que dividiram o palco e também integrantes de outras bandas, cantaram junto com o vocalista Valcimar. O guitarrista Rafael foi levantado pelos amigos presentes e o Thiago (ex-Uzômi), que em alguns shows tocou no lugar do Ricardo, fez uma participação especial, comandando as baquetas nas músicas mais rápidas da banda.
A banda também brindou o público com algumas das músicas novas, como “Pele de Cordeiro”, “Gotan City Big Field” e “Samba Rubro Negro” (versão de uma música do João Nogueira). Pra fechar, a música “Ataque Periférico”, que foi cantada por todos que estavam presentes.
Show bruto e cheio de energia. No final, o sentimento já era de saudade e espera-se que isso tudo tenha sido somente um Até logo e que em breve a banda volta aos palcos, com seu hardcore direto do inferno, ou como eles preferem, o power violence da favela!

Deise Santos
Carioca, jornalista, produtora cultural, baixista e guia de turismo. Deise Santos é apaixonada por música - principalmente rock e suas vertentes -, literatura, fotografia, cinema, além de colecionadora - contida - de vinis. Pé no chão e cabeça nas nuvens definem a inquietude de quem está sempre querendo viajar, conhecer pessoas e culturas diferentes. Idealizadora do Revoluta desde seus ensaios com zines, blogs e informativos, a jornalista tem como característica a persistência em projetos que resolve abraçar.
Top