You are here
Home > MovimentAção > Clean up the World 2009

Clean up the World 2009

Comunidades Unidas em Prol do Combate ao Aquecimento Global, esse é o tema da maior campanha mundial de limpeza, a Clean up The World, que acontecerá pelo sétimo ano consecutivo no Brasil, com a adesão e participação de mais voluntários, locais e apoiadores. Serão mais de 125 países mobilizando 35 milhões de voluntários em todo o globo no dia 19 de setembro, sábado, das 10 às 13:00h, simultaneamente.
A ação que visa minimizar os grandes impactos causados pelo aquecimento global contará com a participação de funcionários de grandes empresas, hotéis, atletas, estudantes, ambientalistas, biólogos e surfistas, que estarão sendo coordenados
pelo Instituto Ecológico Aqualung (IEA) no Dia Mundial de Limpeza – 19 de setembro, sábado; quando serão distribuídas mais de 25 mil sacolas biodegradáveis e luvas – onde o lixo será qualificado e quantificado em uma Ficha de Coleta, possibilitando pesquisas e análises dos resíduos e microlixo encontrados, para futuras Campanhas e Soluções em prol da diminuição dos grandes problemas atuais vigentes: Aquecimento Global; Mudanças Climáticas; demais doenças causadas nos seres vivos, sendo estas uma ameaça ao Planeta, como um todo.
No Brasil, o Clean Up the World acontecerá nas seguintes localidades: Cubatão/SP,  Florianópolis/SC (destaque fica na Lagoa da Conceição e na Avenida Beira Mar), Recife/PE, Brasília/DF (pelo quinto ano consecutivo), Cabo Frio/RJ, Belo Horizonte/MG e nas demais localidades do estado do Rio de Janeiro (veja os locais em http://www.institutoaqualung.com.br/dia_mundial_limpeza2009.html).
Após a coleta, o material recolhido será destinado à cooperativas e instituições de reciclagem; e ainda, será produzido e enviado um Relatório Final para a ONU, com dados do Evento.
Vale ressaltar que o trabalho é feito em duplas; onde uma pessoa realiza a Coleta, e a outra anota os materiais recolhidos.
A meta do Clean Up 2009 Brasil é coletar o maior número de materiais plásticos, recicláveis; aumentar o número de voluntários, e conscientizar a população a respeito dos crimes ambientais cometidos contra a natureza.

Deise Santos
Carioca, jornalista, produtora cultural, baixista e guia de turismo. Deise Santos é apaixonada por música - principalmente rock e suas vertentes -, literatura, fotografia, cinema, além de colecionadora - contida - de vinis. Pé no chão e cabeça nas nuvens definem a inquietude de quem está sempre querendo viajar, conhecer pessoas e culturas diferentes. Idealizadora do Revoluta desde seus ensaios com zines, blogs e informativos, a jornalista tem como característica a persistência em projetos que resolve abraçar.
Top