You are here
Home > Räskuño > Pelos Escombros – DVD + CD

Pelos Escombros – DVD + CD

Pelos Escombros – DVD + CD
(Red Star/ 13 Produções – 2009)

O desafio de contar 15 anos de estrada de uma banda em um documentário é grande, correm-se vários riscos, inclusive o de não contar a história da banda. Mas a 13 Produções acertou em cheio na produção de “Pelos Escombros”, documentário que mostra a trajetória da banda paulistana de punk/hadcore Agrotóxico, em 138 minutos o espectador tem acesso a diversas visões sobre a história da banda. Os depoimentos dos integrantes da banda e amigos, que acompanham a Agrotóxico desde o seu início, dão um real panorama do que é ter uma banda no cenário underground brasileiro. Não é um manual de “como se montar e manter uma banda”, mas é um exemplo de que o faça-você-mesmo é possível desde que haja comprometimento e respeito pelo que se propõe a fazer.
As turnês na Europa, a evolução da banda, as experiências e as reflexões que anos de estrada podem proporcionar a uma banda, tudo isso é contado de forma leve e divertida.
Além do documentário, o DVD traz nos extras um show gravado na íntegra, no Hangar110, em São Paulo, que traduz em música tudo o que foi visto no documentário: a energia da banda no palco, as letras fortes, o som contagiante e a interação com o público,tudo isso em 18 músicas, passando por todas as fases da banda, algo como uma amostra da discografia ao vivo e em alta definição. E por falar em discografia, nos extras tem também a discografia comentada por Jeferson (baixo e vocal), onde ele mostra os álbuns lançados em CD pela Red Star e em vinil pela Dirty Faces Recs. Além disso o DVD traz também um show na íntegra no Black Jack (SP), uma galeria de posters e de fotos. O material traz também um CD com todas as músicas do show do Hangar110.
“Pelos Escombros” é um patch muito bem recortado da história da banda Agrotóxico. O documentário mostra o que a amizade, o prazer de fazer música e a disposição para se comprometer com algo que se gosta pode proporcionar, não só para os integrantes da banda, mas para quem está em sua volta, ouve sua música, vai aos seus shows e participa de alguma forma contribuindo com o cenário independente.
Assista, divirta-se, emocione-se e depois procure a roda de pogo mais próxima para extravasar as energias que você vai adquirir assistindo a esse material.

Deise Santos

Deise Santos
Carioca, jornalista, produtora cultural, baixista e guia de turismo. Deise Santos é apaixonada por música - principalmente rock e suas vertentes -, literatura, fotografia, cinema, além de colecionadora - contida - de vinis. Pé no chão e cabeça nas nuvens definem a inquietude de quem está sempre querendo viajar, conhecer pessoas e culturas diferentes. Idealizadora do Revoluta desde seus ensaios com zines, blogs e informativos, a jornalista tem como característica a persistência em projetos que resolve abraçar.
Top