You are here
Home > Matérias > A última grande banda de rock

A última grande banda de rock

Por Michael Meneses!
Fotos: Divulgação

AC/DC é umas das últimas grandes bandas de rock em atividade que se mantiveram fieis ao seu estilo. Revelaram-se numa época onde o rock progressivo, o punk rock ou a disco-music eram o “desbunde” ou seja os anos 70, continuaram sendo uma “Nova Onda” no auge da New Wave dos anos 80 e quando o movimento grunge “inovou” o visual da geração anos 90 com suas “bermudinhas” os australianos do AC/DC mantinha o mesmo visual “inovado” de sempre, ou seja, “bermudinhas”. Enfim sem aderi às modas dessas quatro décadas -sejam elas passageiras ou não -, o AC/DC conseguiu ao longo de sua historia agradar fãs de rock de em todos os estilos, não importando que seja: Punk, Heavy, Grunge, Prog… sempre haverá fãs do AC/DC. Prova disso é todo o alvoroço que vem acontecendo por conta do retorno da banda ao Brasil para promover o aclamado álbum “Black Ice”, primeiro album de ineditas em oito anos gravado pela banda.
Essa é a terceira vinda do AC/DC ao Brasil, a primeira foi no Rock in Rio I para promover o disco “Flick of The Switch”, de 1983, foram duas apresentações, nos dias 15 e 19 de Janeiro de 1985, onde a banda dividiu o palco da Cidade do Rock em Jacarepaguá com bandas como WhitesnakeOzzy Osbourne e Scorpions, entre outras.
A banda retonou em 1996 para shows em São Paulo e Curitiba na turnê do álbum “Ballbreaker”.
Agora a banda volta ao Brasil com a “Black Ice World Tour” para uma unica apresentação em São Paulo no Estadio do Morumbi, onde são esperados mais de 60 mil pessoas que terão contato com um palco de 78m de comprimento por 21m de profundidade e dividirá a cena com uma locomotiva real de seis toneladas que será movimentada durante o show. Todo o equipamento de palco será transportado em 55 carretas o que faz desse mega show, um evento superior a muitos dos shows que passaram recentemente pelo Brasil.
A “Black Ice World Tour”, que estreou em 28 de outubro de 2008, e vem sendo destaque e premiado por critica e pubico em todo mundo, a exemplo do álbum “Black Ice” que no final do ano passado foi eleito como melhor album do ano em varios veiculos especializados pelo mundo.
A turnê passou por EUA, Noruega, Suécia, França, Bélgica, Alemanha, Holanda, Itália, Hungria, Espanha, Inglaterra, Portugal, Canadá e Austrália e teve ingressos esgotados em varios shows. Levando o AC/DC a vender algo perto de 2 milhões de ingressos pelo mundo.
Todos esses números em vendas e em equipamentos renderam o prêmio de maior turnê do ano na 20th Annual Pollstar Concert Industry Awards, premiação organizada pela principal publicação mundial do mercado de shows.

DISCOGRAFIA
2008 – Black Ice
2000 – Stiff Upper Lip
1997 – Live From the Atlantic Studios (Gravado em 1977)
1995 – Ballbreaker
1992 – AC/DC Live (Ao Vivo)
1990 – The Razor’s Edge
1988 – Blow Up Your Video
1986 – Who Made Who
1985 – Fly On the Wall
1984 – 74 Jailbreak
1983 – Flick Of The Switch
1981 – For Those About To Rock We Salute You
1980 – Back In Black
1979 – Highway To Hell
1978 – If You Want Blood (You’ve Got It) (Ao Vivo)
1978 – Powerage
1977 – Let There Be Rock
1976 – Dirty Deeds Done Dirt Cheap
1976 – High Voltage
1975 – T.N.T.

 

Deise Santos
Carioca, jornalista, produtora cultural, baixista e guia de turismo. Deise Santos é apaixonada por música - principalmente rock e suas vertentes -, literatura, fotografia, cinema, além de colecionadora - contida - de vinis. Pé no chão e cabeça nas nuvens definem a inquietude de quem está sempre querendo viajar, conhecer pessoas e culturas diferentes. Idealizadora do Revoluta desde seus ensaios com zines, blogs e informativos, a jornalista tem como característica a persistência em projetos que resolve abraçar.
Top