You are here
Home > MovimentAção > Clean up the World completa 10 anos no Brasil

Clean up the World completa 10 anos no Brasil

Preocupados com os problemas causados com o descarte indiscriminado de todos os tipos de plásticos, resíduos, e mini lixo, ambientalistas no mundo inteiro se uniram no Ano Internacional das Cooperativas (Tema da ONU / UNEP / Clean Up The World 2012).

São mais de 125 países mobilizando cerca de 35 milhões de pessoas em todo o globo no dia 15 de setembro, sábado; quando serão distribuídas mais de 40 mil sacolas de plástico reciclado e luvas – onde o lixo será qualificado e quantificado em uma Ficha de Coleta, possibilitando pesquisas e análises dos resíduos e microlixo encontrados, para futuras campanhas e soluções em prol da diminuição dos grandes problemas atuais vigentes: Aquecimento Global; Mudanças Climáticas; demais doenças causadas nos seres vivos, sendo estas uma ameaça ao Planeta como um todo.

Novas localidades e novos patrocinadores no Dia Mundial de Limpeza no Brasil farão a maior limpeza e reciclagem com o Instituto Ecológico Aqualung – IEA e seus apoiadores. Em 2003 o Clean Up The World teve início na praia de Copacabana, com 200 voluntários e 28 mergulhadores. Hoje, 10 anos depois, são mais de 40 localidades e 15 mil voluntários.

A ação, pela primeira vez, acontecerá em Itaguaí, no dia 14 de setembro, com o Instituto Boto Cinza. No dia 22 de setembro, no Paraná, na Fazenda Rio Grande, a limpeza será feita com a SABB (Sistema de Alimentos e Bebidas do Brasil).

Após a coleta, o material recolhido será destinado a cooperativas e instituições de reciclagem; e ainda, será produzido e enviado um Relatório Final para a imprensa regional, nacional e internacional; com os dados do Evento.

Vale ressaltar que o trabalho é feito em duplas: uma pessoa realiza a coleta, enquanto a outra anota os materiais recolhidos.

As metas do Clean Up The World 2012 Brasil são: coletar o maior número de materiais plásticos, recicláveis; aumentar o número de voluntários, conscientizar a população para uma melhor gestão dos resíduos, diminuir o impacto ambiental e gerar renda.

O evento terá início às 10h e término às 13h, simultaneamente, em todos os locais participantes.

Quer saber onde é o ponto de encontro mais próximo de você?
Clique aqui!

 

Fonte: Instituto Aqualung

Deise Santos
Carioca, jornalista, produtora cultural, baixista e guia de turismo. Deise Santos é apaixonada por música - principalmente rock e suas vertentes -, literatura, fotografia, cinema, além de colecionadora - contida - de vinis. Pé no chão e cabeça nas nuvens definem a inquietude de quem está sempre querendo viajar, conhecer pessoas e culturas diferentes. Idealizadora do Revoluta desde seus ensaios com zines, blogs e informativos, a jornalista tem como característica a persistência em projetos que resolve abraçar.
Top