You are here
Home > Entrevistas > Política e contracultura: sinal de novos tempos

Política e contracultura: sinal de novos tempos

Por Deise Santos

Como o evento teve o apoio da administração pública do município, algumas autoridades que estão engajadas em apoiar manifestações culturais em Macaé, compareceram ao evento que marcou a comemoração de 18 anos da banda macaense Protesto Suburbano, que aconteceu no dia 06 de abril, no Parque da Cidade de Macaé, na Praia Campista.
O vice-prefeito Danilo Funke, compareceu ao evento e disse ter ficado orgulhoso de ver um “elefante branco” ganhar vida no meio da área nobre da cidade. Para ele um evento como este mostra que a administração atual da cidade está disposta a revitalizar um aparelho público com vida.
– Humanizar os espaços e derrubar tabus são metas da administração atual – disse ele, que constatou ser muito positivo ter material humano em diversas áreas da cultura para ser investido.
– A Protesto Suburbano é um exemplo das discussões que queremos trazer à tona, relacionado a movimentos sociais e outros assuntos, a banda, pra mim, representa o grito dos excluídos, um grito pra ser ouvido!
O idealizador do evento, vereador Marcel Silvano, disse que acompanha o cenário alternativo da música e da cultura em geral. Na sua opinião, Macaé precisa dar oportunidade para quem quer atuar e viver de música e cultura.
– O momento tem tudo para dar essa oportunidade. Tem espaço pra ser ocupado e bandas para atuar – disse ele.
A ocupação cultural de um espaço marginalizado por uma gama de culturas marginalizadas, de acordo com ele, é a melhor forma da sociedade enxergar que todos podem aproveitar o espaço de
maneira positiva.
– O investimento em políticas públicas sérias, com um olhar carinhoso para as expressões culturais – na música, graffite, no skate e na dança – pode ser muito positivo – Disse o vereador, que acredita que pode inserir no calendário, ações culturais,com atores políticos que defendam a cultura underground.
Perguntado sobre o porque de idealizar uma festa como esta para a banda, Marcel respondeu:
– Protesto suburbano é alma do macaense. Fala do ambiente, do petróleo e do trabalhador embarcado. E um evento como este pode ajudar a sociedade a entender que a cidade é de todo mundo, é do skatista, reggae, do graffite e também dos políticos, mas principalmente da sociedade – finalizou o vereador, que espera mais participação da sociedade para que as mudanças aconteçam na cidade.
Renato Martins, secretário da Fundação de Esporte e Turismo de Macaé (FESPORTUR), prestigiou o evento e mostrou-se empolgado com o projeto de revitalização e resgate do Parque da Cidade.
– Algumas ações estão sendo estudadas para a ocupação do parque e o aniversário de 18 anos da banda é um evento importante no quesito sociocultural, porque ocupou o parque de uma forma bastante intensa no seu espírito – disse o secretário.
A ideia da FESPORTUR é mostrar que o parque é para toda a usá-lo em
todas as esferas culturais.
– Precisamos de vida e movimento vivo dentro do parque e a Protesto Suburbano representa essa movimento cultural comprometido com a vida – completa Renato Martins, que tem uma visão muito ampla da cidade:
– Macaé aportou para o desenvolvimento off-shore. ? uma cidade comercial, eclética e tecnológica, com custo de vida alto. – explicou ele, que analisou: – reconhecer a cultura underground e criar o mínimo de infraestrutura é um dos caminhos do município criar um conceito cultural e artístico, desenvolvendo a arte social.
O comprometimento e a disposição da esfera pública de Macaé, dá oxigênio para que os pulmões inflem e os gritos sufocados ganhem os ares da cidade. A ocupação do Parque da Cidade é, sem dúvida, um exemplo de que união e respeito geram pacifismo e vida.

Deise Santos
Carioca, jornalista, produtora cultural, baixista e guia de turismo. Deise Santos é apaixonada por música - principalmente rock e suas vertentes -, literatura, fotografia, cinema, além de colecionadora - contida - de vinis. Pé no chão e cabeça nas nuvens definem a inquietude de quem está sempre querendo viajar, conhecer pessoas e culturas diferentes. Idealizadora do Revoluta desde seus ensaios com zines, blogs e informativos, a jornalista tem como característica a persistência em projetos que resolve abraçar.
Top