You are here
Home > Räskuño > Na estrada com os Ramones

Na estrada com os Ramones

Na estrada com os Ramones
(Monte A. Melnick + Frank Meyer – Edições Ideal)

Texto por  Márcio Carlos

Nem Beatles, nem Rolling Stones. A maior banda da história do rock’n’roll são os The Ramones e ponto final. Claro, você não precisa concordar com essa afirmação, mas pra mim (e muita gente mais) os nova-iorquinos colocaram alma, suor, energia, sangue e honestidade de volta ao então decadente e tedioso rock’n’roll. Nada de firulas, nem teclados, nem canções de 12 minutos ou demonstrações de virtuosismo barato.

Muito menos letras sobre dragões, fadas, paz e amor ou outras viagens. Apenas um rock’n’roll poderoso, rústico, curto, direto e com a linguagem das ruas. Repleto ainda sim de belas harmonias e inspirações, vindas e inspiradas em outros mestres como Chuck Berry e Beach Boys. Os Ramones reinventaram o rock. Ou, na verdade, trouxeram a simplicidade e energia perdida por anos de volta a ele, colocando as coisas em seu devido lugar.
O underground sempre amou e respeitou os Reis do Punk Rock. Não importa o estilo sonoro, a influência estava lá, de alguma forma. Uma boa parte da crítica musical também entendia e admirava a banda. Já o mainstream sempre os ignorou, por anos e anos a fio… Até que, aparentemente, reconheceram sua real importância e valor, como estamos vendo nos últimos anos pelo mundo e também aqui. Coisas que nem o fã mais ardoroso poderia imaginar ou sonhar. Ou nenhum deles, na verdade.
Muita coisa foi dita, falada ou escrita a respeito dos Ramones. Tanto pelos próprios caras – em biografias sensacionais, diga se de passagem – quanto por fãs, jornalistas e até alguns aproveitadores de plantão.
Mas faltava algo, ou alguma coisa, para completar alguns detalhes e esclarecer outros um tanto obscuros ainda. De outro ponto de vista ou perspectiva. Vista de/por “dentro” da família toda, talvez. E esse livro provavelmente veio para preencher essa lacuna, completar alguns fatos e detalhes históricos da conturbada/gloriosa carreira dos Ramones.
Monte Melnick, o autor, pode ser considerado sem dúvida nenhuma como o 5º Ramone. O cara esteve presente em cada um dos 2.263 shows em 22 anos. Um feito e tanto. Ele foi uma espécie de ‘’faz tudo’’ ao longo de toda a carreira dos Ramones. Desde cuidar de quase toda parte burocrática/empresarial da banda até lidar com as personalidades, egos e esquisitices de cada Ramone. E pode acreditar, não era pouca coisa nem um trabalho fácil. Longe disso.
Esse livro trás a visão, fatos, opiniões e estórias de caras que faziam parte da “máquina” Ramones, que faziam a coisa toda andar pra valer. Seja na estrada ou fora dela, e por todos esses anos, em cada canto do planeta. Roadies, motoristas, seguranças, técnico de som / iluminação, contador, advogado, empresários, produtores, etc, todo mundo está aqui – assim como os músicos todos – contando coisas que você (talvez) já sabia, mas também outras bem surpreendentes. Se prepare para dar boas risadas com as loucuras dos caras, mas também sentir a tensão e mágoas que por tempos rondaram a família Ramones. Suas frustrações, decepções, raivas, traições. E claro as vitórias, conquistas, alegrias. Esta tudo aqui, contado por quem viveu cada momento e dividiu uma parte importante da história dos Ramones.

Lançado pela Edições Ideal, a edição nacional é de tirar o chapéu! Com fotos sensacionais, flyers, datas de cada show realizado pela banda e muito mais! Um trabalho realmente caprichado e alto nível !
Então como um fã dos Ramones faça um favor a si mesmo compre o livro, imediatamente ! A leitura é muito agradável, rápida, emocionante, direta. Como uma canção deles.

Título: Na estrada com os Ramones
Autor: Frank Meyer, Monte A. Melnick
Tradução: Alexandre Saldanha
Editora: Edições Ideal
Edição: 1
Ano: 2013
Idioma: Português
Especificações: Brochura | 264 páginas
ISBN: 978-85-6288-513-6
Peso: 400g
Dimensões: 230mm x 160mm

Deise Santos
Carioca, jornalista, produtora cultural, baixista e guia de turismo. Deise Santos é apaixonada por música - principalmente rock e suas vertentes -, literatura, fotografia, cinema, além de colecionadora - contida - de vinis. Pé no chão e cabeça nas nuvens definem a inquietude de quem está sempre querendo viajar, conhecer pessoas e culturas diferentes. Idealizadora do Revoluta desde seus ensaios com zines, blogs e informativos, a jornalista tem como característica a persistência em projetos que resolve abraçar.
Top