You are here
Home > Räskuño > Terveet Kädet no Rio de Janeiro

Terveet Kädet no Rio de Janeiro

TERVEET KÄDET + OVERLOADED + REPRESSÃO SOCIAL + PÓS-SISMO + SUB-ATITUDE
(Subúrbio Alternativo/RJ @ 03/05/2014)

Texto e fotos por Rafael A.*

Noite mais que especial para o underground carioca rolando no Subúrbio Alternativo! A casa localizada no bairro de Brás de Pina, na Zona Norte carioca, recebia a primeira turnê brasileira da lendária banda finlandesa Terveet Kädet! E junto com ela, os tchecos da Overloaded, que também faziam sua estreia em terras brasileiras! Bandas cariocas na abertura do show, promessa de ótimo público e lá foi o FMZ atravessar a ponte pra conferir o som!


Desfalcado da vocalista Gabriela o Repressão Social deu as boas vindas ao público que começava a chegar ao Subúrbio Alternativo. Na falta da vocalista oficial da banda, a própria galera se encarregou de revezar no microfone e garantir o clima lá em cima já na primeira apresentação do evento! Veio o show da Sub-Atitude, outro nome clássico do cenário Punk carioca! Povo cantando junto e o clima de ‘inferno na terra’ (no melhor dos sentidos!) começando a tomar conta do local!

Em seguida foi a vez do peso da Pós-Sismo dar as caras e botar a galera pra pogar e bater cabeça junto da banda do início ao fim do show! A coisa tava só esquentando! Vieram os primeiros convidados internacionais da noite: Overloaded, direto da República Tcheca! Um Hardcore pesadíssimo, energia lá em cima e, mais uma vez, pogo comendo solto! Gratíssima surpresa, ao menos pra mim! Os caras pareciam estar se sentindo em casa, imprimiram um ritmo e tanto em sua apresentação e deixaram os motores da galera aquecidos pro que ainda estava por vir!

Hora de conferir uma autêntica lenda viva do Punk/HC finlandês bem diante de nossos olhos! A Terveet Kädet, em atividade desde o começo dos anos oitenta (se não me engano é por aí…) se preparava para seu primeiro show em terras cariocas. Clima de expectativa e galera se espremendo na frente do ‘palco’ pra ver de perto o som dos gringos. Bom, de nada adiantou se espremer em canto nenhum. Na hora que a pancadaria começou, pogo frenético e salve-se quem puder! Banda redonda e um Hardcore Punk brutal ecoando pelas ruas de Brás de Pina! Nem banda, nem publico pararam um só minuto!

E ficam aqui os parabéns à galera da organização que se mobilizou para que mais essa tour gringa passasse pelo Rio de Janeiro! Missão cumprida! Noite pra ficar na memória e mais uma vez o Subúrbio Alternativo prova que, atualmente, é o point do underground carioca! Não me canso de repetir: casa bacana, uma infinidade de cervejas das mais variadas procedências e trilha sonora especialíssima. Seja no palco, ou pelas mãos do DJ Terror, responsável pelo espaço! Obrigado a todos os envolvidos pela noite de sábado!

 

* resenha originalmente publicada no Feira Moderna Zine

Deise Santos
Carioca, jornalista, produtora cultural, baixista e guia de turismo. Deise Santos é apaixonada por música - principalmente rock e suas vertentes -, literatura, fotografia, cinema, além de colecionadora - contida - de vinis. Pé no chão e cabeça nas nuvens definem a inquietude de quem está sempre querendo viajar, conhecer pessoas e culturas diferentes. Idealizadora do Revoluta desde seus ensaios com zines, blogs e informativos, a jornalista tem como característica a persistência em projetos que resolve abraçar.
Top