You are here
Home > Rapidinhas > Centenário Orson Welles

Centenário Orson Welles

O centenário do homem que deixou a população em pânico ao narrar a invasão de extraterrestres à Terra está sendo celebrado em todo o mundo e, claro, não vai ficar de fora das comemorações dos 30 anos do Grupo Estação. A mostra Centenário Orson Welles acontecerá entre os dias 13 e 20 de maio, no Estação NET Botafogo, no Rio de Janeiro e irá exibir 8 longas da notável carreira do cineasta e contar com a presença da atriz e viúva do diretor, Oja Kodar que, além de conversar com público, promete fazer mágicas, uma das proezas que aprendeu com Welles.

Os sete filmes: “Cidadão Kane”, “O Estranho”, “A Dama de Shangai”, “Macbeth: Reinado de Sangue”, “Mr Arkadin”, “A Marca da Maldade”, e “Verdades e Mentiras, com Oja Kodar”, serão exibidos todos em cópias novas.

Welles inovou a estética do cinema com técnicas até então raríssimas nas produções cinematográficas, como ângulos de câmera, edição, montagem, narrativa não linear. Recebeu grande influência de cineastas como Griffith e Eisenstein. Estreou no cinema com o famoso filme Cidadão Kane (Citzen Kane), no qual escreveu, dirigiu e atuou. O filme ganhou Oscar de Melhor Roteiro e também serviu como marco cinematográfico por conta das realizações estéticas, a narrativa não–linear e edição bastante sofisticada para a época.

 

+ Infos sobre a mostra, clique aqui!

Deise Santos
Carioca, jornalista, produtora cultural, baixista e guia de turismo. Deise Santos é apaixonada por música - principalmente rock e suas vertentes -, literatura, fotografia, cinema, além de colecionadora - contida - de vinis. Pé no chão e cabeça nas nuvens definem a inquietude de quem está sempre querendo viajar, conhecer pessoas e culturas diferentes. Idealizadora do Revoluta desde seus ensaios com zines, blogs e informativos, a jornalista tem como característica a persistência em projetos que resolve abraçar.
Top