You are here
Home > Matérias > California Brasileira – um recorte de 8 anos de hardcore punk em Santos

California Brasileira – um recorte de 8 anos de hardcore punk em Santos

“California Brasileira”, assim ficou conhecida a cidade litorânea de Santos (SP), nos idos anos de 1990, por conta de uma efervescência cultural que mesclou nesse período a cena cultural, musical  e os esportes radicais, surf e skate. Nesse período muitas bandas foram formadas na região, o que acabou por injetar na cidade ânimo para uma vasta agenda de shows nacionais e internacionais, assim como a abertura de lojas de discos, produção de  fanzines, ou seja, toda uma rede trabalhava em prol de um cenário de rock independente forte e autoral, que serviu de referência para outras cidades, inclusive grandes capitais.
Toda essa história virou filme, sob direção de Wladimyr Cruz (“Woodstock – Mais Que Uma Loja…”, “Uma Nova Onda De Liberdade: A história do Madame Satã” e “Os Portais Do Inferno Se Abrem – A história do Vulcano”) e Rodiney Assunção(também parceiro de Cruz em “Os Portais Do Inferno Se Abrem – A história do Vulcano”), o filme promete retratar o cenário musical local voltado para a cultura punk, recorte histórico e geográfico de onde sairam nomes populares no estilo no Brasil como Garage FuzzWhite FrogsSociedade ArmadaSafari HamburguersPsych Possessor e The Bombers, só para citar algumas.
A ideia, segundo um dos diretores, Wladimyr Cruz, é lançar o filme em março, em versão home-video, um pack duplo, onde além do filme e extras em DVD, será lançado um CD de áudio só com raridades daquela época e mais algumas surpresas que não foram reveladas.
O trailer acabou de ser lançado e na fan page no facebook, é possível ver diversos materiais raros que são publicados todos os dias. São fotos, vídeos, áudios raros, cartazes de show, a maioria emprestado pelos próprios protagonistas das histórias, além de novidades de como anda a produção do filme e eventos relacionados. Mas para o lançamento do filme os planos são mais ousados:
– Estamos preparando alguns eventos pontuais para celebrar o lançamento, como shows, a recuperação e publicação de material online, e exposições itinerantes – diz Wladimyr Cruz.
A fidelidade ao tema tratado no filme, vai além do que está sendo registrado nas películas. Segundo os diretores e produtores, os custeios de produção estão sendo tratados de forma independente, o verdadeiro Punk, do it yourself.
Por ora, veja o trailer,  acompanhe as novidades na fan page do documentário e aguarde detalhes sobre o lançamento do filme, que tem previsão para chegar aos cinemas em Março de 2017, acompanhado de seu lançamento em home-video. A produção alerta que versões digitais e on-demand estão programadas para o segundo semestre do próximo ano.

 

Vídeo:

 

Deise Santos
Carioca, jornalista, produtora cultural, baixista e guia de turismo. Deise Santos é apaixonada por música - principalmente rock e suas vertentes -, literatura, fotografia, cinema, além de colecionadora - contida - de vinis. Pé no chão e cabeça nas nuvens definem a inquietude de quem está sempre querendo viajar, conhecer pessoas e culturas diferentes. Idealizadora do Revoluta desde seus ensaios com zines, blogs e informativos, a jornalista tem como característica a persistência em projetos que resolve abraçar.
Top