You are here
Home > News > Sobre Cavalos e Gatos

Sobre Cavalos e Gatos

“Carrossel: O difícil livro das escolhas” e “Por que o gato…” – Ale Kalko
[janeiro de 2016]

Por Márcio Sno
www.vimeo.com/marciosno

Um dos objetivos da minha ida à Feira Plana desse ano foi para conhecer zines de formatos diferenciados. Esse foi o motivo que me puxou para a mesa de Ale Kalko. Outra coisa que me atrai são histórias criativas e ilustrações simples, mas que comunicam bem. Esses foram os motivos que me prenderam em sua mesa por um bom tempo.

Num universo de coisas lindas e criativas, não consegui resistir a duas de suas publicações que falam de bichos.

“Carrossel: O difícil livro das escolhas” já chama a atenção pelo formato diferenciado que lembra uma flor desabrochando e sua dobradura complexa que dita o movimento em carrossel da publicação. Lindo. Conta a história de um cavalo de carrossel que sonha em parar de andar em círculos e ser livre para fazer o que quiser. Um dia esse sonho se realiza e ele se depara com um grande problema: o que fazer? Como lidar com ela? Como escolher um caminho? Por onde seguir?

A publicação vem em um envelope muito bonito e com uma cartela de tatuagens temporárias com ilustrações da história.

Quem participa de feiras de publicações sabe que títulos que têm gatos como personagens bombam. Não poderia ser diferente com “Por que o gato…” que faz as principais indagações de humanos sobre atitudes de suas crias. As respostas são muito divertidas e revelam perfeitamente o caráter individualista e independente de um felino. Pode rir alto.

Não pense que Ale está chegando agora no pedaço: além dos muitos zines que lançou, já fez muitas capas para livros da Cia das Letras e ilustrou diversas publicações de grande circulação no Brasil.

Confira também “Marion & Aurélio”, que não pude adquirir na oportunidade, mas que recomendo com todas as minhas forças.

Contato: http://alekalko.iluria.com

Top