You are here
Home > News > Mundo Pequenino

Mundo Pequenino

por Márcio Sno
www.vimeo.com/marciosno

 

Pra quem acompanha meu trabalho, sabe que estou sempre investindo em publicações de pequeno porte e, obviamente, esses formatos me chamam mais a atenção. Então, resolvi reunir os zines pequeninos que caíram nas minhas mãos nos últimos tempo e falar a respeito.

A Choque Cultural é uma galeria sediada em São Paulo que reúne artistas mais voltados para as artes urbanas. Para comemorar mais de uma década de existência, o casal Dani e Rômulo, que responde pela Schizzibooks, fez esse microlivro com algumas imagens da história da galeria. Como se não bastasse o formato fofíssimo, a Mini História da Choque vem acomodada dentro de uma caixa de fósforo. Fiquem atentos que eles também realizam oficinas de encadernação que recomendo muito.

O que tem dentro da minha… é um zine interativo, que vem todo desmontado para que o leitor faça as intervenções que achar necessárias e depois “mostrar pras migas”. Achou difícil? Não se preocupe: tem um modo de usar que ensina passo a passo como proceder. Só achei que as fontes poderiam ser um pouquinho maiores, pois para um quarentão como eu, fica difícil de decifrar algumas miudezas…

O selo Besoura é formado por uma turma de cariocas que fincaram bandeira em São Paulo e que vem lançando publicações muito bem cuidadas e com projetos gráficos audaciosos. E claro que Queima Queima não poderia ser diferente: foi feito com um tipo de corte que vou chamar de “cobra caracol”, que é muito complexo para montar. Calma! Mas para o leitor tem um boi – na verdade dois bois: de um lado, o poema é conduzido por setas e números e, do outro, a ilustração é direcionada por letras.

Trajetos Celulares – Memória na Leste é o projeto coordenado e desenvolvido por Luara Erremays na quebrada de São Paulo. Por meio dos zines, ela fez um trabalho de contar a história de alguns bairros e pessoas dessa região. Um dos registros se concretizou no zine Dona Teresa que tem trechos de falas dessa simpática senhora, fechando com uma foto linda e sincera. Esse zinezinho foi produzido por Nu Bi.
Nesse mesmo projeto, eu dei uma oficina de microzines e, dentre muitos que nasceram nessa oportunidade, Luara lançou Erremais+, que mostra experimentações da autora com fitas adesivas decoradas, carimbos e retalhos de papel.

Conheci Lila Cruz na Feira Plana e percebi que temos algumas coisas em comum: fazer zines, experimentar formatos e produzir metazine. Em suas produções, coloca-se como personagem que narra as histórias – para quem não a conhece, ela é fielmente apresentada nos desenhos. Nesse zine feito no formato serpente com calças, Lila ensina como fazer uma panqueca e, de quebra, aprende também a fazer o chai. Algo bem legal é que você gira a folha frente e verso sem perceber. Muito fofo.

Recentemente Plutão foi rebaixado para a categoria de Planetóide e esse processo está registrado no zine homônimo, lançado pela Nano Editora. Em formato de microzine sanfonado, é condicionado em duas placas de papel paraná bem grosso. Bem caprichado e simpático.

Drops Ácidos são três livros alojados dentro de uma embalagem de Tic-Tac, com projeto gráfico exclusivo, como se a caixinha original fosse feita para a publicação. Cada livro tem um sabor: abacaxi, morango e limão, com microcontos de situações ácidas, que parecem ser escrita por alguém muito de mal com a vida. Mas é divertido. E o Ricardo Rodrigues é muito simpático, não se assuste.

De Bogotá veio Poesía Skater que, como nome entrega, são poemas do cotidiano de um skatista, que não se passa apenas acima das quatro rodinhas, mas também suas angústias sociais e sentimentais. O que é bem legal nessa publicação é a capa feita com lixa geralmente usadas em skates como antiderrapante. Vem também um fósforo para… Aí você decide.

Enfim, esses são as publicações pequeninas que caíram em minhas mãos por esses tempos. Assim que aparecerem mais, volto a falar aqui.

Mini História da Choque – Schizzibooks [2016] – schizzibooks.com.br

O que tem dentro da minha… – Piqui [2016] – selopiqui.com

Queima Queima – Jess Torres – Besoura [2016] – instagram.com/abesoura

Dona Teresa e Erremais + – Luara Erremays [2017] – facebook.com/trajetoscelulares

Panquecas – Lila Cruz [sem data] – facebook.com/lilacruzz

Planetóide – Nano Editora [sem data] – nanoeditora.com

Drops Ácidos – Ricardo Rodrigues – Experimentos Impressos [2016] – facebook.com/experimentosimpressos

Poesía Skater – Andrés Felipe – Ediciones de Mentira [2011] – facebook.com/EdicionesDeMentiras

Top