You are here
Home > News > A Guerra de Macanudos

A Guerra de Macanudos

“Mi Proprio Macanudismo” – André Valente
[Bebel Books, 2017]

Por Márcio Sno

Liniers é o mais badalado cartunista argentino da atualidade. Criou diversos personagens que geralmente são lançados em tiras e compilados em uma publicação chamada Macanudo. São figuras marcantes como Enriqueta e seu gato Felini, o amigo imaginário Olga, a azeitona Oliverio, a vaca cinéfila entre muitos outros. Arrisco-me a dizer que seria algo como o “Quino contemporâneo”.
Em 2015, São Paulo recebeu a exposição “Macanudismo”, com parte original da obra de Liniers, com centenas de tiras, quadros, charges, quadrinhos e muito mais. Nessa oportunidade também houve a presença do artista com live painting e um gostoso bate-papo com os presentes. Foi nessa exposição que achei a tira que virou uma tatuagem em mim.
André Valente recebeu a missão de legendar todas as 500 tiras para o português. Como se não bastasse isso, precisava adaptar algumas expressões para a nossa língua e, ainda, escrever com caligrafia igual à do argentino. Tudo isso em apenas três dias.
Então, depois de se curar das dores pelo corpo proporcionadas pelas diversas posições que ficou (as legendas eram escritas diretamente na parede onde estavam expostos os originais), resolveu fazer uma HQ dessa saga. Além de acompanhar todas as aventuras (sim, muitas!) desse trabalho, também é bem interessante ver como funciona a preparação de uma exposição desse nível.
Com uma narrativa que te convida a entrar na história (muitas cenas são mudas), o traço de Valente é uma beleza só. O lançamento foi pela Bebel Books, da produtora que convenceu o argentino a trazer a exposição para o Brasil (louvada seja!).
Recomendo muito e, para quem é fã de Liniers (como eu), é um item obrigatório!

Contato: http://www.bebelbooks.com.br

Top