You are here
Home > News > Luiz respeita Januário

Luiz respeita Januário

Yo Soy Tu Padre – x Mosqueda

Por Márcio Sno

Numa das escapadas dos “rolês de turista” em Buenos Aires, fui até a loja Punc que proporciona o encontro com publicações de dezenas de artistas independentes (inclusive brasileiros). No meio de caixas e caixas de zines, achei três edições do Yo Soy Tu Padre.
A série criada por x Mosqueda narra a saga de um pai para ajudar nos cuidados do filho recém nascido, deixando de lado aquela imagem angelical que geralmente quem está de fora vê: é quase um missão de guerra.
Fralda cheia, horários alternativos de sono, técnicas para acalmar o choro, a oscilação de humor, são algumas das situações narradas de forma muito irônica pelo cartunista argentino, que também propõe situações de vingança contra o bebê, as quais acredito que todo pai já imaginou (ou talvez tenha até feito!).
Por outro lado, também mostra o esforço da mãe que tem que se dedicar um tanto mais que o pai e, ainda, as picaretagens dos pediatras que insistem em diagnosticar viroses.

Me Encanta muito o traço simples e pessoal de x Mosqueda, que comunica bem e passa o seu recado de maneira clara e direta. Uma das descobertas mais interessantes que fiz nos últimos tempos.
Muito indicado para pais frescos ou mesmo mais velhos que se identificarão com, pelo menos, 99% do que tem nesse zine. Não sei se indico para quem quer ou está prestes a ser pai…

 

Contato: www.facebook.com/pg/yosoytupadreblog

Top