You are here
Home > Matérias > Ex-integrantes do The Clash em campanha por detentos

Ex-integrantes do The Clash em campanha por detentos

Mick Jones e Nicky “Topper” Headon, ex-integrantes do The Clash, juntaram-se ao ativista e roqueiro alternativo Billy Bragg para gravarem uma nova versão de um som de 1978, “Jail Guitar Doors”.
O objetivo é usar a música na campanha que fornece instrumentos musicais aos detentos, para contribuir na reabilitação deles. O programa já existe há dois anos e muitos detentos se lançaram em carreiras musicais desde então.
Para Bragg, que se inspirou a virar artista depois de ver o The Clash tocando ao vivo num show do Rock Contra o Racismo em Londres, em 1978, disse que a prisão não deve se resumir a manter as pessoas isoladas.
“Queremos que as pessoas possam avançar em relação a sua situação anterior e reconectar-se com o mundo externo, e minha ideia foi que tocar um instrumento, especialmente uma guitarra, poderia ajudar com isso.”
Headon teve uma passagem pela prisão e disse que o que o ajudou a passar pela prisão foi ter tido acesso a uma guitarra que pertencia ao pastor da prisão.
A sessão de gravação foi filmada para um documentário sobre o programa de ajuda aos presos. O documentário “Breaking Rocks” será exibido no festival de cinema Raindance em Camden Town, Londres, em 1º de outubro.
A exibição do filme será seguida por apresentações de Billy Bragg, Mick Jones, Wayne Kramer (do MC 5), e Chris Shiflett, do Foo Fighters, entre outros.
Para saber mais informações sobre o programa “Jail Guitar Doors”, acesse: www.jailguitardoors.org.uk

Confira a versão original da música, postada no youtube:

Deise Santos
Carioca, jornalista, produtora cultural, baixista e guia de turismo. Deise Santos é apaixonada por música - principalmente rock e suas vertentes -, literatura, fotografia, cinema, além de colecionadora - contida - de vinis. Pé no chão e cabeça nas nuvens definem a inquietude de quem está sempre querendo viajar, conhecer pessoas e culturas diferentes. Idealizadora do Revoluta desde seus ensaios com zines, blogs e informativos, a jornalista tem como característica a persistência em projetos que resolve abraçar.
Top