You are here
Home > Räskuño > Álbuns > A Revolta dos espíritos antigos

A Revolta dos espíritos antigos

A///PLAGUE – Xawara
(Blasted Flag Records, Emma Distra, Brado Records, Crust or Die Label & Distro, Entorte Discos, Manaós Distro, HC Produções, Matéria Negra Distro, Moais Selo, NoiseRed Underground Manifesto Distro, Tiranossaura Recs, Poeira Maldita e Vertentes Records – 2021)

O Black Metal é um subgênero que está em constante reconstrução ultimamente. Graças aos esforços de bandas que se lembram que a rebeldia e a selvageria sonora não devem pertencer às rédeas da extrema direita e do conformismo. Uma dessas bandas é o A///Plague, que carrega consigo uma sonoridade madura, bem construída, que utiliza as convenções do gênero a seu favor e acrescenta em peso a carga emocional e os ideais necessários para a concepção de seu manifesto sonoro. A mente por trás do projeto, Al, carrega consigo muita bagagem de sonoridade crua, veloz e consciente. Afinal, estamos falando de uma pessoa que já participou de bandas como Nunca, Meant to Suffer, e atualmente também integra um duo de Black Metal com a Void Me.

Xawara é uma obra de energias únicas, construída de um sentimento de revolta. As 7 faixas do material nos conduzem por um transe cataléptico numa catarse de frieza e escuridão. “Shallow” abre o disco sem cerimônias, nos lançando à uma sonoridade crua e reflexiva. E até o fim de “Evoke Them”, a escuridão já tomou conta de nossas almas. Mas afinal, o que quer dizer “xawara”? Para o povo yanomami, xawara é como um mau espírito, como uma fumaça da doença, que vem das profundezas da terra para a superfície com a atividade mineratória do branco, que um dia acordará o ser do caos (Xiwãripo), que fará o céu cair sobre nossas cabeças. Até lá, xamãs seguram o céu, resistindo. E resistência ecoa em cada nota desse disco. Suas letras, compostas como contos, são acompanhadas de riffs marcantes e afiados, que parecem cortar através das amarras da sociedade moderna, alimentada pela destruição herdada dos colonizadores. Em resumo, “Xawara” não é só um grito de revolta, mas por sua rispidez, é também uma faca apontada para a garganta do último colonizador a ser dizimado pelos espíritos das florestas.

PARA OUVIR:

 DISSECANDO O DISCO NO MOTIM UNDERGROUND:

Balthazar
Integrante das bandas Nefärioüs D-saster, Disbömber, Rawripper e Punção, responsável pelo selo Underground Gräves Distro, criador de conteúdo no canal de YouTube Motim Underground e jornalista independente nas horas vagas.
https://www.youtube.com/channel/UCqAv8M0d6jedvtuvJHWJ-cQ
Top