You are here
Home > Räskuño > Down By Law: Academia de punk rock!

Down By Law: Academia de punk rock!

Down by Law + Confronto + Cólera
(Circo Voador/RJ – 08/05/2009)

Por Alexandre Bolinho
Fotos: Mauro Pimentel

Sempre que rolam tours pelo Brasil de bandas gringas e que não tocam no Rio escuto aquela ladainha “aaah, o Rio sempre fica de fora”…”aaahh, só tem filho da puta nessa cidade, ninguém traz banda nenhuma pra cá”…”aaahh, nunca tem show nenhum nessa porra de cidade”…pois bem, na última sexta-feira uma das maiores LENDAS do hardcore mundial esteve nesta cidade esquecida pelos deuses do Rock e, infelizmente, o público que sempre reclama de ausência de shows simplesmente não apareceu.
Eram 10:30 da noite e a movimentação em frente ao Circo Voador era pequeníssima… Nesta noite, a lona mais tradicional da cidade receberia o DOWN BY LAW, além dos ícones brazucas CÓLERA e dos “local-heroes” CONFRONTO.
Entro no Circo Voador e o CÓLERA inicia sua apresentação para cerca de 10 pessoas. Mas aos primeiros acordes de “Medo” o público começa a correr pra dentro da lona e na segunda música, “CDMP” o pogo já era intenso e mais cheio. Show do Cólera é sempre a mesma coisa: um desfile de hinos e um público que sabe estar diante da maior banda da história do punk rock nacional. E tome “Verde não devaste” e “Deixe a terra em paz”, e tome o pogo ficando cada vez mais agressivo, e tome um show cada momento mais intenso, crescente.
Redson agradece a cada música e interage o tempo todo com o público. A banda toca intensamente e o público corresponde. Depois de cerca de 45 minutos o Cólera se despede deixando aquela sensação de que apesar de terem 30 anos de banda, ainda há muita lenha pra queimar.
Pequeno intervalo e muita conversa com vários camaradas da velha guarda, membros de bandas que fizeram história na cena nacional como Barneys, Dreadfull e White Frogs. E não demora muito, a banda-orgulho da cidade maravilhosa – Confronto – entra no palco. Já vi vários shows de Chehuan e cia, mas poucos tiveram uma recepção tão fria do público quanto esse.
Mesmo com a banda dando 110% de energia e peso, a reação da platéia era quieta, parada, sem pogo, apenas observando. Talvez, o pequeno público presente não tivesse grande empatia com o crossover de metal e hardcore do Confronto, mas a banda deu um banho de presença de palco e profissionalismo, tocando com dedicação e energia. Ponto pro Confronto.
E chegava a hora dos donos da noite. Dave Smalley e cia adentram o palco e antes de qualquer acorde o vocalista fala: “faz 10 anos que tocamos aqui e não acredito que passamos tanto tempo sem vir ao Rio! Boa noite, nós somos o Down By Law”!
E os primeiros acordes de “Independence Day” quase levam às lágrimas metade do público, incluindo este escriba. O Down By Law é daquelas bandas que são influência com todas as letras maiúsculas pra TODA uma cena dentro do hardcore, e pela segunda vez estavam ali, na nossa frente (a primeira vez que tocaram no Rio foi em 99, no extinto Ballroom). E tome “Bright Green Globe”, “Nothing good on the radio”, “1944” e “The last brigade” (a surpresa da noite para mim), com um pogo animal e uma platéia que cantava todas as letras. Neste momento nem parecia que havia pouco mais de 200 pessoas no Circo Voador: cada presente cantava como se fosse o último show de sua vida, e a coisa seguia em um crescente que ilustrava de maneira evidente tudo aquilo que chamamos de hardcore!
Dave Smalley apesar de seus 40 e tantos anos parece um garoto no palco, esbanjando energia e simpatia. Seu fiel escudeiro Sam Willians segue sendo um dos guitarristas mais talentosos da cena americana, tocando seus riffs elaborados e batendo cabeça como um legítimo banger! O repertório passeia por todas as fases da banda e se você é fã do DBL pode ter certeza, não faltaram clássicos dos anos 90: “Punk as fuck”, “Burning heart” (cantada em uníssono pela platéia), “All american”, “Hit or miss” e “USA today” – todas estavam lá.
Perto do final do set list uma briga quase quebra o clima do show: a banda encerra sua apresentação e os seguranças do circo agem rápido apaziguando – de maneira não muito “gentil” – o conflito. E quando a banda volta ao palco, é pra detonar de vez o coração dos fãs mais antigos: “Under your influence” do DAG NASTY (banda histórica da qual Dave Smalley foi vocalista”) dá o ponto final a um show histórico! E confesso: só não fui às lágrimas porque resolvi subir ao palco pra cantar com Dave – e fui salvo por André (Nitrominds) de ser jogado lá de cima pelo segurança! Inesquecível. Além de tudo, a simpatia, simplicidade e respeito de Dave Smalley – uma lenda do hardcore mundial – com o público durante e depois do show são emocionantes e de dar inveja em 10 de cada 10 “estrelas” do underground brazuca.
Ao final, durante uma conversa com Dave nos bastidores, a pergunta inevitável: alguma chance de uma tour do Dag Nasty? “Mínima” ele responde. “Brian (Baker) e Colin (Sears) têm família e filhos, nós vivemos em cidades diferentes e não tocamos juntos há anos. Mas seria ótimo”. Ficamos na espera levando no coração a certeza de que enquanto houverem bandas como o DOWN BY LAW, o hardcore terá nome, cara e voz.

Deise Santos
Carioca, jornalista, produtora cultural, baixista e guia de turismo. Deise Santos é apaixonada por música - principalmente rock e suas vertentes -, literatura, fotografia, cinema, além de colecionadora - contida - de vinis. Pé no chão e cabeça nas nuvens definem a inquietude de quem está sempre querendo viajar, conhecer pessoas e culturas diferentes. Idealizadora do Revoluta desde seus ensaios com zines, blogs e informativos, a jornalista tem como característica a persistência em projetos que resolve abraçar.
Top