You are here
Home > Räskuño > O Satânico Dr Mao e os Espiões Secretos – Contra os coxinhas renegados inimigo do povo

O Satânico Dr Mao e os Espiões Secretos – Contra os coxinhas renegados inimigo do povo

O Satânico Dr Mao e os Espiões Secretos – Contra os coxinhas renegados inimigo do povo
(Independente – 2014/CD)

O álbum de estreia d’O Satânico Dr Mao e os Espiões Secretos vem com a herança de anos de estrada do vocalista Mao à frente da banda Garotos Podres e isso não é uma crítica, é uma constatação.  Porém há uma sonoridade que sugere mais leveza e liberdade na composição das músicas próprias e na forma de executá-las. Sim, entre as 11 faixas que compõem o álbum há uma versão de “SAM SONG”, música irlandesa composta na década de 70 que teve como inspiração a tentativa do IRA (Irish Republican Army) para comprar misseis SAM-7, uma versão de “Guantanamera” (em homenagem aos cubanos) e “Hospícios”, da banda Excomungados, da qual participaram João Gordo e os integrantes da banda Excomungados.
A faixa “Espião Secreto”, que originalmente foi gravado no álbum Garotozil de Podrezepan, está presente e dá um tom nostálgico ao álbum que tem toda aquela linguagem debochada e ácida, tão própria do Dr Mao.
Já  a bela “Avante Camarada”, junto à “Repressão Policial (instrumento do capital)” e “Um grito em meio à multidão”, engrossam o coro quando o assunto é política e postura individual e coletiva, sem ser panfletária, mostrando que a banda não deixará de lado esses temas.
Toda essa diversidade de temas e visões, são margeadas pelos Espiões Secretos mais bem equipados no meio musical, com Cacá Saffiotti na guitarra (além de gaita cromática em SAM Song), Uel no baixo e Shu na bateria.
Lançado de forma independente, o álbum  foi gravado entre fevereiro e julho deste ano e o encarte é um capítulo à parte com explicações de algumas letras que fazem parte do disco.
Para fechar, há uma faixa multimídia com o vídeo da música “Repressão Policial (instrumento do capital)”, que foi dirigido por Zé Márcio e pode ser assistido abaixo
Se você anda com saudade de ouvir o Dr Mao, não perca tempo: Avante Camarada!

 Por Deise Santos

 

Deise Santos
Carioca, jornalista, produtora cultural, baixista e guia de turismo. Deise Santos é apaixonada por música - principalmente rock e suas vertentes -, literatura, fotografia, cinema, além de colecionadora - contida - de vinis. Pé no chão e cabeça nas nuvens definem a inquietude de quem está sempre querendo viajar, conhecer pessoas e culturas diferentes. Idealizadora do Revoluta desde seus ensaios com zines, blogs e informativos, a jornalista tem como característica a persistência em projetos que resolve abraçar.
Top