You are here
Home > News > Dezerter – Spytaj Milicjanta

Dezerter – Spytaj Milicjanta

Formada em 1981 como SS-20 (nome de um míssil soviético), foi obrigada a mudar de nome para despistar autoridades da área de censura do governo polonês, em um período em que uma severa lei marcial estava em vigor.

O primeiro álbum da banda foi Ku Przyszłości (1983), que contém, além de Spytaj Milicjanta, outras 3 músicas. Na época, só existia um lugar para prensar um disco: a Tonpress, que era uma empresa estatal. Por conta disso, era impossível fugir da censura. As quatro músicas deste EP foram as únicas “aprovadas” de um total de 12 músicas enviadas pela banda.

Talvez, como no caso de Raul Seixas e A Mosca na Sopa, os burocratas responsáveis pela censura não tenham compreendido o real significado da música. Em Spytaj Milicjanta, se sugere de maneira irônica perguntar a um policial sobre como ser um bom cidadão.

Originalmente lançada como Spytaj Milicjanta, hoje a banda toca a música como Spytaj Policjanta. Na época da Polônia comunista, a polícia era militar, e por isso chamada de milicja. Após a desmilitarização, ela passou a ser chamada apenas de policja.

dezerter – spytaj milicjanta (pergunte a um policial)

qual o modo de vida correto
e de acordo com a lei e a ordem?
quem vai me guiar à felicidade
e a deveres honrados?

pergunte a um policial
ele irá te dizer a verdade
pergunte a um policial
ele te mostrará o caminho

eu quero ver o mundo
mas não sei como
quem irá me dizer a verdade?
como posso fazer isso?

pergunte a um policial
ele irá te dizer a verdade
pergunte a um policial
ele te mostrará o caminho

como ser perfeito
corajoso, bonito e forte?
qual o caminho correto para alcançar um objetivo
e sair ileso?

pergunte a um policial
ele irá te dizer a verdade
pergunte a um policial
ele te mostrará o caminho

bônus

Spytaj Milicjanta foi usada no filme polonês Dom Zły (2009), onde uma fita K7 do Dezerter é confiscada por um policial em uma manifestação em Cracóvia.

Pedro Padron
Baixista e vocalista da banda Weirduo, mantém a coluna PunKontexto onde publica traduções e interpretações de músicas de bandas punks em idiomas diferentes do português.
Top