You are here
Home > News > A tosca vida de João Gordo

A tosca vida de João Gordo

João Gordo: Viva La vida Tosca
(André Barcinski | Darkside Books)

A autobiografia de João Francisco Benedan, conhecido como João Gordo, é uma reverência à vida. Nas 320 páginas, escritas por André Barcinski, o leitor tem a experiência de conhecer as entrelinhas da vida desse cara que é o ícone de uma geração, amado e admirado por muitos e odiado por uma meia dúzia de inconformados. Cantor, apresentador e pai, João Gordo se apresenta no livro despido de preconceitos ou pudores. Ao ler cada parágrafo, a impressão é de que se está numa mesa de bar ou num camarim pós-show, sentado com ele, conversando sobre suas aventuras e desventuras, desde as fumadas de baseados na cidade do interior, onde morou por um tempo durante sua adolescência, até as viagens pelo mundo com a banda Ratos de Porão, passando pelos acontecimentos nos bastidores da MTV ou nas festas onde ele virava a noite alucinadamente.
A intensidade com que sua vida é descrita, cheia de altos e baixos, nos faz pensar sobre diversas coisas, mas principalmente sobre o sentido de duas instituições em nossas vidas: amizade e família. Se por um lado algumas amizades fizeram com que ele afundasse, tantas outras fizeram com que ele vencesse medos e obstáculos. Assim como sua família o fez ser um rebelde, ganhar o mundo e quase se perder nele, também foi a família que o trouxe de volta à vida.
No fim, João Gordo é um apaixonado pela vida, amante da música e um grande colecionador de histórias incríveis e às vezes inacreditáveis, algumas tantas ele resolveu compartilhar com quem se propuser a abrir as páginas deste livro instigante, engraçado, com passagens tensas, emocionantes, mas acima de tudo vibrante.
Boa leitura!

 

Por Deise Santos

Deise Santos
Carioca, jornalista, produtora cultural, baixista e guia de turismo. Deise Santos é apaixonada por música - principalmente rock e suas vertentes -, literatura, fotografia, cinema, além de colecionadora - contida - de vinis. Pé no chão e cabeça nas nuvens definem a inquietude de quem está sempre querendo viajar, conhecer pessoas e culturas diferentes. Idealizadora do Revoluta desde seus ensaios com zines, blogs e informativos, a jornalista tem como característica a persistência em projetos que resolve abraçar.
Top