You are here
Home > Entrevistas > Meantraitors: Psychobilly direto da Rússia!

Meantraitors: Psychobilly direto da Rússia!

Na ativa desde 1989, os Meantraitors tem seu nome assegurado entre as bandas mais importantes da história do Psychobilly mundial. Primeira do estilo na Rússia e também em todo leste da Europa, fizeram rapidamente fama com sua sonoridade única, gravando discos pelos principais selos e dividindo o palco com os grandes nomes da cena. Em uma entrevista exclusiva, o vocalista, guitarrista e mentor da banda, Stas Bogorad, fala um pouco mais a respeito de sua história, influências, sua grande admiração por corridas e o piloto Ayrton Senna, e muito mais !

Por Márcio Carlos

Como vai, Stas !? Fale para nós quando foi que você começou os Meantraitors ?
Nosso primeiro show foi em 1989, no entanto uns dois anos antes comecei a aprender a tocar guitarra, escrever as músicas.

Em qual cidade da Rússia ?
Somos de St. Petersburg, a segunda maior cidade da Rússia. Eles chamam de a capital do Norte, é a cidade mais europeia da Rússia.

E como era a cena Rockabilly & Psychobilly na época?
Havia sempre muitos Rockabillies e Punks, por isso o mix foi bem recebido.

Meantraitors é a primeira banda de Psychobilly na Rússia e também em todo o leste da Europa. Como foi que rolou seu contato com o estilo ?
Um amigo me deu o Lp ‘’Psycho Attack Over Europe” (clássica coletânea lançada em 5 volumes, entre os anos ’80 e começo de ‘90 ) e outro me trouxe uma fita com o ‘’In Heaven’’ dos The Meteors e o ‘’Off The Bone’’ dos The Cramps.

E quais bandas influenciaram os Meantraitors no início ?
The Meteors, Krewmen, Batmobile, Swampy’s, Klingonz …

E finalmente o primeiro disco ”… From Psychobilly Land ” foi lançado em 1991 por uma gravadora local e mais tarde pela Tombstone Rec. em toda Europa, certo ?
É verdade, nós lançamos em Moscou e vendeu muito bem, e muitos anos depois uma versão em cd foi lançado pela Tombstone, na Holanda.

E a repercussão pela Rússia e também no resto da Europa, como foi ?
Vendemos cerca de 50 mil cópias na Rússia, e não sei a quantidade na Europa. Acabei de ver que este LP e é muito caro para comprar. Às vezes eu encontro e ele chega a custar 100 € .

Ele soa muito diferente de qualquer outra banda da mesma época …
Sim, aprendemos a tocar (de forma) sangrenta e rápida, nós podíamos oferecer muitas coisas e as outras bandas não podiam.

E quando foi o primeiro show fora da Rússia? Em algum grande festival na Alemanha ou Inglaterra?
Era pra ser no Big Rumble na Inglaterra, mas nossos vistos chegaram tarde demais, eu odiei isso. Nossos primeiros shows no exterior rolaram na Alemanha, eu me lembro que tocamos duas vezes com Demented Are Go em 1992. Nós fomos para a Alemanha com vistos (e prazos bem limitados) e logo estávamos tocando em muitos shows de forma ilegal, ainda rolou uma turnê inteira com Mad Sin e sendo ilegal a situação, de dirigir um carro sem seguro, com as placas ilegais … He he he. Muitos crimes que fiz pelo Rock-n-Roll.

A banda deve ser bem conhecida em seu país creio eu. Em quais cidades tocam com mais frequência e tem o melhor público e cena para os Meantraitors ?
Eu não iria tão longe, ainda não somos muito conhecidos na Rússia.
Mas, sentimos muito amor e respeito, isso é verdade. Melhores shows acontecem sem qualquer lógica, você pode chegar a um buraco caipira e encontrar 20 fanáticos, o que torna o show perfeito. Gosto de tocar em festivais, palcos maiores, um monte de gente sem qualquer ideia do que nós tocamos. É mais interessante que tocar para o mesmo grupo de fãs, que estão julgando se o estilo é OTMAPP* ou não é OTMAPP. Estou entediado disso.

Vamos voltar um pouco no tempo agora. No início e primeiros discos a banda usava o Slap bass e alguns anos depois mudou para o baixo elétrico. Alguma razão especial para isso?
Nosso baixista era incrível, mas ele decidiu deixar a banda e eu não quero estragar a minha banda tocando com um baixista mais fraco. Eu queria tentar algo diferente. Estou feliz com esta decisão. Ele abriu possibilidades para tocar diferentes ritmos sem perda de potência. É ainda mais honesto. Eu digo uma coisa: toque Nekromantix com baixo elétrico – que será uma merda. Então, eu estou muito orgulhoso de ser capaz de agradar a muitas pessoas sem o Slap bass.

Meantraitors tem uma música chamada ‘’More Petrol For Fearless Ayrton Senna’’, dedicada ao piloto Ayrton Senna. Você poderia falar um pouco sobre isso ?
Eu sempre gostei dele, foi uma grande perda para mim saber que ele morreu em Imola. Nós gravamos nosso álbum ‘’Welcome To Palermo’’ em maio de 1994, apenas algumas semanas depois e usei essa faixa instrumental em nome dele.

Você curte realmente Fórmula 1 ?
Eu amo a velha F1, eu adoro V12 as vezes, eu gosto de 80s Turbo, agora F1 é uma piada, com motor de 1,6 litros – é uma piada. Eu não assisto tudo. Eu adoro a americana NASCAR e INDYCAR, eu sou um fã incondicional de Juan Pablo Montoya, da Colômbia. Ele é um inferno de um piloto !!!! Eu acompanho ele desde os ‘90 nas séries CART, F1, NASCAR, IndyCar, eu sigo o cara em todos os lugares que ele vai, ele ganhou um monte de corridas.

E futebol ? Tem um time favorito na Rússia ?
Eu odeio futebol, desculpe .

Existem planos de lançar um novo álbum ainda este ano?
Temos planos, mas não este ano, eu acho que no próximo ano. Nós tocamos cinco novas músicas ao vivo e os fãs estão adorando, mas precisamos preparar mais músicas para iniciar uma gravação.

E sobre as turnês? Você pensa em tocar no Brasil ou América do Norte um dia ?
Claro, nós queremos muito ir para o Brasil, E.U.A ! É muito difícil de negociar por causa dos custos de vôo, mas nós esperamos estar por aí em breve.

Conhece algo do Brasil ? Música, futebol ou …?
Eu sei que a sua mentalidade é muito parecida para um russo, eu sei que vocês são pessoas muito legais, tem uma bela natureza, muita comida vegan saborosa !!!!

Alguma coisa que você gostaria de acrescentar?
Lembre-se: as pequenas coisas não são o PRINCIPAL, as pequenas coisas são TUDO !

The Meantraitors – contatos:
Official site – http://www.meantraitors.ru
Facebook – https://www.facebook.com/stas.bogorad.9
Facebook – https://www.facebook.com/meantraitors

Deise Santos
Carioca, jornalista, produtora cultural, baixista e guia de turismo. Deise Santos é apaixonada por música - principalmente rock e suas vertentes -, literatura, fotografia, cinema, além de colecionadora - contida - de vinis. Pé no chão e cabeça nas nuvens definem a inquietude de quem está sempre querendo viajar, conhecer pessoas e culturas diferentes. Idealizadora do Revoluta desde seus ensaios com zines, blogs e informativos, a jornalista tem como característica a persistência em projetos que resolve abraçar.
Top