You are here
Home > Räskuño > Álbuns > Levante: Odiosocial puro e agressivo

Levante: Odiosocial puro e agressivo

Odiosocial – Levante!
(Coletivo de selos| CD| 2018)

O novo álbum do power trio paulistano Odiosocial não poderia ter um nome mais apropriado: Levante. Do início ao fim, as faixas nos convidam a refletir sobre os problemas político-sociais deste século, incitando-nos à ação. As músicas remetem à urgência de mudar o rumo das coisas e inquietar-nos, não só em suas letras contundentes, mas também na sonoridade, cada vez mais pesada. A bateria, a cargo de Douglas, está mais rápida e pesada e tem como companhia o baixo grave e acelerado de Fábio, que juntos mantém uma base consistente para que a guitarra e o vocal de Leandro finalizem esse grito de urgência. A gravação impecável, feita no Hardcaos Estúdio e a masterização comandada por Heros Trench (Mr Som Estúdio), deram ao material o resultado que as composições mereciam.
Sobre as músicas, há um desafio: escolher uma que se destaque. Óbvio que a escolha de “São Paulo nunca dorme” para abrir o álbum foi essencial, pois literalmente faz com que levantemos, tanto pela sonoridade quanto pela letra, que faz um resumo da cidade mais inquieta, sufocante e insone – ao menos do território nacional. Cada faixa cumpre seu papel de dar um soco na boca do estômago e nos fazer pensar. Mas se for para escolher uma para ser a síntese do álbum, essa é “Não serão os últimos dias”, do início ao fim ela é pesada, rápida e com uma letra inquietantemente real, como um corte na pele, além do final, seco e direto, que nos deixa atordoados.

A capa magistralmente feita por Guilherme Bridon (Pogo Zero Zero), causa um impacto, ao vermos os jovens mortos (referência ao álbum anterior: Jovens mortos não fazem e não contam histórias), se levantando e nos encarando. A parte gráfica segue com um encarte recheado de fotos da bandas em shows pelo Brasil e pela Europa.
A máxima do faça-você-mesmo, da atitude punk, está na iniciativa de lançar o álbum por um coletivo de dez selos, sendo oito deles brasileiros (Redstar, Exílio Records, Resistência Antifashion, Produções Marginais Distro, Lixo Discos, Manaós Distro, Resista! e Anos 80 Rock Wear), um alemão (Break the Silence Records) e um mexicano (Mente Destruída).
A banda Odiosocial, sem dúvida, vem crescendo com o tempo e levando o hardcore/punk do underground nacional a um outro patamar. Audição obrigatória para amantes de um hardcore/punk rápido, pesado e com letras que não tratam só de diversão.

Por Deise Santos

Quer adquirir?

Deise Santos
Carioca, jornalista, produtora cultural, baixista e guia de turismo. Deise Santos é apaixonada por música - principalmente rock e suas vertentes -, literatura, fotografia, cinema, além de colecionadora - contida - de vinis. Pé no chão e cabeça nas nuvens definem a inquietude de quem está sempre querendo viajar, conhecer pessoas e culturas diferentes. Idealizadora do Revoluta desde seus ensaios com zines, blogs e informativos, a jornalista tem como característica a persistência em projetos que resolve abraçar.
Top