You are here
Home > News > Minutemen – Corona

Minutemen – Corona

Se você não conhece Minutemen talvez conheça ao menos a introdução dessa música, que foi usada na abertura do programa Jackass da MTV. Apesar de não ter nada a ver com o programa, o baixista Mike Watt autorizou o uso para que mais pessoas pudessem ouvir e lembrar de Dennes Boon, seu companheiro de banda morto em 1985 em um acidente de carro. Também foi uma maneira de ajudar financeiramente no tratamento do pai de D. Boon que enfrentava um enfisema pulmonar grave.

Assim como “I Felt Like a Gringo”, de Mike Watt, “Corona” foi escrita por D. Boon durante uma viagem ao México em um feriado de independência dos EUA, que coincidia com as eleições mexicanas.

Na viagem, a banda teve a sua dose de choque cultural: viram os desertos do sul dos EUA a caminho do México, conheceram o sarcasmo e a descrença da população local com as eleições e sentiram o que é visitar um país mais pobre.

Abrindo com uma frase intencionalmente cínica (as pessoas vão sobreviver em seus ambientes), D. Boon fala sobre seu encontro com uma mulher que coletava garrafas vazias de cerveja na praia, que poderiam ser trocadas por 5 centavos em algum posto de coleta e reciclagem. Cena comum para nós e para os mexicanos, mas não para esses americanos da Califórnia.

Além da filosofia do faça-você-mesmo, uma das características que mais aprecio do Minutemen é abordar temas políticos não de maneira teórica e à distância, mas sim a partir de uma perspectiva pessoal, tomando consciência de seu papel e de seus privilégios em relação a outras pessoas.

minutemen – corona

the people will survive
in their environment
the dirt, scarcity, and emptiness
of our south
the injustices of our greed
the practices we merit
the dirt, scarcity and emptiness
of our South
there on the beach
I could see it in her eyes
I only had a Corona
five cents deposit

as pessoas vão sobreviver
em seus ambientes
a sujeira, escassez e o vazio
do nosso sul
as injustiças de nossa ganância
as práticas que herdamos
a sujeira, escassez e o vazio
do nosso sul
ali na praia
eu podia ver em seus olhos
eu só tinha uma corona
cinco centavos no retorno

É importante aproveitar essa música para traçar um paralelo com os latifúndios no Brasil: viajar pelo interior de alguns estados como MS, MT e PA, é encontrar um paradoxo de terras sem fim e de pessoas sem-terra. As práticas que aqui herdamos são as de documentos falsos para justificar a posse e os assassinatos encomendados para defendê-la.

Versão de Corona no álbum Double Nickels on a Dime (1984):

Versão acústica de Corona no Acoustic Blow-Out:

Referências:

Pedro Padron
Baixista e vocalista da banda Weirduo, mantém a coluna PunKontexto onde publica traduções e interpretações de músicas de bandas punks em idiomas diferentes do português.
Top