You are here
Home > Agenda > Coletivo russo anti-Putin traz a São Paulo mistura subversiva de arte ativista e música

Coletivo russo anti-Putin traz a São Paulo mistura subversiva de arte ativista e música

O coletivo russo Pussy Riot será a principal atração do Festival Garotas à Frente, que acontecerá no dia 20 de abril, no Fabrique, em São Paulo e que também contará com diversas atividades, entre elas show da banda Sapataria, exposição de artes e workshops do Girls Rock Camp Brasil.
Durante o evento, o livro que deu nome ao evento (Garotas à Frente), escrito por Sarah Marcus e que conta a história do movimento Riot Grrrl nos Estados Unidos, será lançado.
Além da participação no evento em São Paulo, a banda tocará no Festival Abril Pro Rock e outros países da América do Sul (veja detalhes da turnê, clicando aqui!).

O coletivo, que se denomina “ativista digital”, foi formado em agosto de 2011, em Moscou e ganhou atenção mundial quando, em fevereiro de 2012, cinco mulheres entraram com instrumentos e amplificadores na Catedral de Cristo Salvador, centro de Moscou, e fizeram uma oração punk, com a música “Virgem Maria, Tire o Putin do Poder”. Elas tocaram e cantaram por exatos 48 segundos, antes de serem arrastadas para fora e mandadas embora. Na mesma noite, subiram o video da performance no Youtube, sob o nome Pussy Riot, e em poucas horas se tornaram inimigas número 1 da Igreja e do Estado. Foram presas, julgadas e condenadas a dois anos de prisão por baderna e incitação ao ódio religioso. Por toda essa repercussão, o grupo é considerado, pela mídia mundial, o maior grupo de arte performática da Rússia.
As Pussy Riot que foram presas em 2012 e soltas em 2014 não têm o hábito de se apresentarem juntas. Nessa turnê sulamericana, quem vem é Nadya Tolokonnikova, ao lado de outros membros do coletivo. Segundo Nadya, o show conta com performances audiovisuais novas dedicadas a temas políticos, como a não quebra de patentes pela indústria farmacêutica e outros mundanos, como caspa. “Nossa ideia é tentar imaginar como o punk irá soar e parecer em 2028, tempos de resistência digital, levante contra a disparidade financeira e movimentos de massa para salvar o planeta”.
Sobre os temas de suas músicas, a banda soltou uma nota oficial que dizia “Ficamos meio confusos com o fato de que a maioria das músicas hoje são sobre festas e romance, enquanto só algumas poucas são dedicadas a temas importantes como a) mudança climática b) controle das armas c) prisão de ativistas políticos d) desigualdade estrutural e) sexismo f) policiais assassinos, brutalidade e abuso de poder adotadas por instituições públicas diariamente g) necessidade urgente de acesso para todos a boa educação e bons médicos e hospitais.”.

Serviço:

Pussy Riot no festival Garotas à Frente
Quando? 20/04/2019
Que horas? 16:00
Onde? Fabrique Club – Endereço, Rua Barra Funda, 1071 (Barra Funda – SP)
Quanto? Ingressos online: R$ 80,00 (1º lote – promocional e estudante), R$ 100,00 (2º lote – promocional e estudante)
Ingressos on-line: https://pixelticket.com.br/eventos/3119/festival-garotas-a-frente-pussy-riot
Censura: 12 anos


Para mais informações sobre o evento, clique aqui!

Fonte: Assessoria de Imprensa

Deise Santos
Carioca, jornalista, produtora cultural, baixista e guia de turismo. Deise Santos é apaixonada por música - principalmente rock e suas vertentes -, literatura, fotografia, cinema, além de colecionadora - contida - de vinis. Pé no chão e cabeça nas nuvens definem a inquietude de quem está sempre querendo viajar, conhecer pessoas e culturas diferentes. Idealizadora do Revoluta desde seus ensaios com zines, blogs e informativos, a jornalista tem como característica a persistência em projetos que resolve abraçar.
Top