You are here
Home > Agenda > Seminário inédito refletirá sobre o punk no Brasil

Seminário inédito refletirá sobre o punk no Brasil

Na próxima semana, entre os dias 27 e 29 de janeiro, acontecerá o I Seminário Punk Scholars Network Brasil e todo mundo que tem interesse em refletir sobre o punk está convidado a participar.
Organizado pelo Punk Scholars Network Brasil e o Labjuve (Laboratório das Juventudes), grupo de pesquisa vinculado ao Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas, o seminário é um evento acadêmico, que contará com alguns eventos disponibilizados ao público que se inscrever, assim como algumas apresentações de trabalho que serão somente para as pessoas que atuam nessa rede de pesquisa.
A Punk Scholars Network Brasil foi fundada em julho de 2020 e é uma rede formada por pesquisadores e pesquisadoras das diferentes regiões do país e das distintas áreas do conhecimento que se dedicam a refletir sobre o punk.

A abertura oficial do seminário acontecerá na quarta-feira, dia 27 de janeiro às 18:30, com a participação do João Bittencourt, coordenador da Punk Scholars Network Brasil, onde ele fará uma breve apresentação do projeto para quem quiser entender um pouco mais sobre o funcionamento e a organização da rede.

O evento será online. Faça sua inscrição clicando aqui!

Confira a programação completa:

27/01/2021 – 19h

A conferência de abertura será feita por Minerva Campion, professora de Ciências Políticas da Universidad Javieriana (COL) e atual coordenadora da Red de Estudios Punk Latinoamericanos, onde ela explanará sobre a cena punk colombiana.

.

28/01/2021 – 18h

“Interseccionalidades e ativismos no Punk brasileiro” – será uma mesa redonda que trará uma discussão fundamental para pensarmos os desafios do punk no contexto contemporâneo. Para tanto, a organização convidou três mulheres que além de atuarem em conhecidas bandas da cena brasileira, usam a voz para falar de suas experiências e denunciar as distintas formas de opressão, são elas: Daniela Rodrigues (The Renegades of Punk), Natália Matos (Punho de Mahim) e Elaine Campos (Rastilho).

.

29/01/2021 – 19h

“Arquivo Punk – colecionismo, memórias e resistências” – Os pesquisadores Antonio Carlos Oliveira (CCSSP-PSNBR) e João Augusto Neves (UNICAMP – PSNBR) falarão sobre o trabalho de observar e refletir sobre Punk brasileiro em paralelo aos processos econômicos, políticos e culturais que se desenvolveram nas últimas décadas em território nacional, abordando memórias de luta, de resistência e de mudança comportamental da juventude. Eles estarão falando um pouco sobre esses documentos e sobre as memórias do punk brasileiro.

.

Inscreva-se:

Faça sua inscrição clicando aqui!

Deise Santos
Carioca, jornalista, produtora cultural, baixista e guia de turismo. Deise Santos é apaixonada por música - principalmente rock e suas vertentes -, literatura, fotografia, cinema, além de colecionadora - contida - de vinis. Pé no chão e cabeça nas nuvens definem a inquietude de quem está sempre querendo viajar, conhecer pessoas e culturas diferentes. Idealizadora do Revoluta desde seus ensaios com zines, blogs e informativos, a jornalista tem como característica a persistência em projetos que resolve abraçar.
Top