You are here
Home > Räskuño > Álbuns > Quem está pregado na cruz?

Quem está pregado na cruz?

Ação Direta – Na Cruz da Exclusão
(Xaninho Discos, Monstro Discos | Digipack | 2019)

Sendo uma banda que tem suas bases fincadas no punk e no hardcore, a Ação Direta acertou em cheio na temática do novo álbum, lançado em 2019. Na Cruz da Exclusão, é um álbum direto e certeiro, que mapeia de uma forma clara e firme, a atual situação da sociedade, principalmente brasileira.
A abertura do álbum com a música “Devorar” já diz ao que veio: peso e brutalidade, colocando os dois pés na porta, mostrando que ao final todos estamos sendo excluídos. O álbum segue com letras que abordam temas como corrupção, impunidade, militarização e faz duras críticas a fatos contemporâneos, nos fazendo refletir sobre as relações sociais, o uso de mídias digitais e o isolamento ao qual o ser humano vem se impondo. Nas letras desse álbum, notamos que a cruz da exclusão não é somente para as minorias que são discriminadas e atacadas diariamente, mas também para aqueles que em seu cotidiano aceitam a postura medíocre e estúpida de um mundo polarizado.
Os pregos batidos na cruz são a falta de empatia e a ignorância que nos fazem estar cada vez mais individualizados, sem nos engajarmos em causas que deveríamos dar a devida atenção, ou seja, estamos todos pregados na cruz.

A banda, cada vez mais entrosada e com uma sonoridade brutal, nos entrega um álbum recheado de petardos, ficando difícil destacar alguma faixa em específico.
Para fechar, a banda presta uma homenagem ao Dorsal Atlântica, com a gravação da música “Caçador da Noite“.
E, claro, é impossível deixar de lado a impecável arte da capa e do encarte, que mais uma vez foi assinada brilhantemente por 1Berto, que traduz em sua arte, o que a banda expressa sonoramente.
Audição altamente recomendável!

Deise Santos
Carioca, jornalista, produtora cultural, baixista e guia de turismo. Deise Santos é apaixonada por música - principalmente rock e suas vertentes -, literatura, fotografia, cinema, além de colecionadora - contida - de vinis. Pé no chão e cabeça nas nuvens definem a inquietude de quem está sempre querendo viajar, conhecer pessoas e culturas diferentes. Idealizadora do Revoluta desde seus ensaios com zines, blogs e informativos, a jornalista tem como característica a persistência em projetos que resolve abraçar.
Top