You are here
Home > Matérias > Biografia sobre As Mercenárias sairá em 2021

Biografia sobre As Mercenárias sairá em 2021

As Mercenárias ganharão uma biografia escrita pelo jornalista Lucas Lima, fundador do site Eufonia Brasileira (que hoje é uma coluna do site Palco Alternativo) e do Eufonia Brasileira Podcast, onde será contada a trajetória deste ícone do pós-punk brasileiro.
Intitulado “Somos Sucesso – A Biografia das Mercenárias”, o livro terá prefácio de Leo Moreira Sá, que foi baterista da banda e ilustrações de Paloma Miguel, além de uma ampla seleção de fotos.
Com lançamento programa para 2021, as pesquisas começaram ainda nos corredores da Faculdade Paulus de Comunicação, onde o autor cursou jornalismo e decidiu transformar a história da banda em seu trabalho de conclusão de curso, em 2019.

O material recebeu elogios do jornalista Rodrigo Carneiro, que fez parte da banca avaliadora, assim como do também jornalista Abonico Smith que diz:
“Lucas Lima recupera neste livro o período mágico de vida das Mercenárias. Foram pouco mais de meia década com o recheio de loucas histórias que ele foi fuçar entrevistando as ex-integrantes e testemunhas sobreviventes daquela época. Tem questões como tráfico de drogas, suicídio, transexualidade, ligações com o mundo da moda, as origens nos corredores do curso de Comunicação da USP. Coisas que explicam muitas dúvidas de fãs angariados na década de 1980. Uma trajetória incrível que contextualiza uma das maiores bandas alternativas de nosso país”.
O livro conta seis anos de história da banda, de sua formação em 1982 a 1988, quando as Mercenárias foram demitidas da gravadora EMI-Odeon. 

Foto: Rui Mendes

O autor conta que após a apresentação do projeto na faculdade, ele buscou jornalistas e pesquisadores para darem uma visão crítica também sobre a obra da banda, fez mais pesquisa e conversou novamente com todas as integrantes.
“Como pesquisador, trabalho com vestígios e, portanto, não tenho como saber com total certeza sobre a verdade sobre alguns acontecimentos. Até por isso, quando necessário, a narrativa terá as diversas versões para os fatos”, diz Lucas Lima.
Aos que já estão curiosos para ler a obra, uma dica: foi criado na plataforma Medium um site, onde será divulgado, pouco a pouco, detalhes sobre o projeto. A cada mês será revelado um título de capítulo, junto com a ilustração que estará no início do mesmo, de autoria de Paloma Miguel. 
Aina não foi revelado o nome da editora que publicará o livro.

Clique aqui, para acompanhar o detalhes do projeto.

Deise Santos
Carioca, jornalista, produtora cultural, baixista e guia de turismo. Deise Santos é apaixonada por música - principalmente rock e suas vertentes -, literatura, fotografia, cinema, além de colecionadora - contida - de vinis. Pé no chão e cabeça nas nuvens definem a inquietude de quem está sempre querendo viajar, conhecer pessoas e culturas diferentes. Idealizadora do Revoluta desde seus ensaios com zines, blogs e informativos, a jornalista tem como característica a persistência em projetos que resolve abraçar.
Top