You are here
Home > Matérias > Com densidade atmosférica e experimental, Umbilichaos anuncia lançamento para junho

Com densidade atmosférica e experimental, Umbilichaos anuncia lançamento para junho

Dividido em duas partes, “To Become Unreal” deve ficar disponível nas plataformas digitais a partir de 17 de junho

Por Willian Schütz
Fotos Dani Moreira/divulgação

Densa, soturna e espinhosa. Essas são definições que podem se encaixar na magnética e hipnotizante sonoridade da Umbilichaos, projeto formado em 2007 pela multifacetada Anna C. Chaos. E mais uma amostra desse peso estará empregada em To Become Unreal”, novo trabalho, de Anna. Dividido em duas faixas, o lançamento ficará disponível a partir do dia 17 de junho.

Através de sua banda de uma pessoa só, Anna vem em uma maré produtiva. Este será seu 12º manifesto de cyber-psicodelia apenas 7 meses após o último disco.

Apesar de “To Become Unreal”, lançado pelo selo Sinewave, ficar disponível oficialmente no streaming somente em meados de junho, o primeiro segmento desse trabalho já pode ser conferido no Bandcamp, através do link: www.umbilichaos.bandcamp.com/album/to-become-unreal.

“To Become Unreal” foi composto ao final de 2014, enquanto Anna C. Chaos atravessava tempos sombrios. Nessa linha, ela utiliza a obra musical para documentar o confronto humano com demônios pessoais e impessoais. Gravado, mixado e masterizado pela artista no segundo semestre de 2020, o novo trabalho coincidiu de servir com o peso do atual momento pandêmico.

Liricamente permeada de imagens agonizantes de busca pelas verdades internas, em meio a paisagens desérticas e erodidas do espírito humano. Sonoramente, assim como nos trabalhos anteriores, o projeto se apropria do método de gêneros como metal e hardcore, mas subvertendo suas fórmulas através de pinceladas experimentais. 

Somadas, as duas novas faixas totalizam 25 minutos de duração e propõem uma experiência imersiva de  jornada musical: parte final da Tetralogia da Solidão, junto aos três discos anteriores de Anna, que é inspirada por referências diversas – tais como Jung, Joseph Campbell, João Cabral de Mello Neto, Vidas Secas, e até pela iconografia bíblica.

Dessa forma, a tetralogia atual foca em ser sonoramente mais sobrepujante, e “To Become Unreal” é a mais pungente declaração destes múltiplos princípios.  Tentando colocar mais feiura nas partes melódicas, e alguma beleza harmônica nas dissonantes, o trabalho também é um esforço para encontrar sentido para a experiência do trágico.

.

Ruminando o vazio: o trajeto da Umbilichaos até aqui


Oriundo de São Paulo, a Umbilichaos foi forjada a partir dos pensamentos da artista Anna C Chaos, que uniu através do caos sonoro cuidadosamente composto, suas referências como compositora, poetisa, guitarrista, cantora, programadora sonora, mulher trans lésbica e feminista. Assim, através da Umbilichaos, ela cria uma experiência sonora que abole estruturas convencionais em favor de um enquadre cinemático, evocando os mais diversos pensamentos e emoções.

Já musicalmente, as referências são múltiplas. Mas cabe citar as inspirações por Joy  Division, Cocteau Twins, Neurosis, Godflesh, Melvins, Earth, Swans, Death, Joni Mitchell, Pink Floyd, Sonic Youth, Black Flag e Portishead.

Por meio dos 11 discos já produzidos, entre outros lançamentos, a Umbilichaos constrói uma linguagem sonora épica e apocalíptica, intensa e experimental, em constante evolução.

Com isso, Anna vem construindo uma trajetória musical marcada por turnês no Brasil e Europa, com apoio a causas feministas e LGBT.

Sobre isso, apontam-se os feitos mais recentes do projeto, nessa crescente produtiva. Em 2019, lançou dois singles e o décimo álbum, tocou no 14º Festival Sinfonia de Cães, no 6º Obscuro Fest, no encerramento da 17ª Caminhada de Mulheres Lésbicas e Bissexuais. Realizou uma tour pelo Sul do Brasil, e sua primeira turnê pela Europa, tocando em alguns marcos da música underground, a exemplo do Tommyhaus, na Alemanha; do Poortgebouw, na Inglaterra, entre outros locais.  

Já em 2020, executou performances na Mostra de Arte Punk, Mulheres Livres Ato VI, celebrando o 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Contudo, as novas apresentações que estavam marcadas juntamente a uma segunda turnê europeia, foram canceladas devido à pandemia da Covid-19.

Para compensar, nesse intervalo foram lançados diversos trabalhos em estúdio: os singles Vast Horizon, Paths Pt 01, Via Crucis Pt 02 (2020 version), e o disco Filled by Empty Spaces. Além disso participou de uma apresentação gravada em quarentena, para a 18ª Caminhada de Mulheres Lésbicas e Bissexuais online. Assim, o projeto solo segue esmagador e deve provocar novas reações já neste mês de junho.

.

Para conhecer:

Facebook
Instagram

Para ouvir:

Bandcamp
Soundcloud
Youtube

Willian Schütz
Willian Schütz é poeta e contista - autor dos livros "Insânia Mundana" e "Saudades do que não foi e voltará". Formando em Jornalismo, atualmente colabora no site Guia Floripa, na Assessoria de Imprensa da Fundação Cultural Badesc e no Portal CLG. Já passou pelo IFSC e pela SST. Além disso, é cineclubista de carteirinha e acompanha de perto a cena musical alternativa de Florianópolis.
Top