You are here
Home > Räskuño > Álbuns > A banda mais pesada da P.Q.P.

A banda mais pesada da P.Q.P.

DORSAL ATLÂNTICA – Ultimatum Live
(Live album, Tape, Varda Records, 2019)

Que Dorsal Atlântica é uma força da natureza na história do Metal nacional é um fato. Mas pra entender de verdade esse conceito, é essencial pegar um registro ao vivo da banda, principalmente em seus primórdios. Em 2019, o selo VARDA RECORDS lançou esta tape, batizada de ULTIMATUM LIVE, que compilou dois shows da banda, realizados em 1985 em Minas Gerais e Rio de Janeiro. Nesse registro, podemos ver primórdios de músicas como “Guerrilha” e “Morte aos Falsos”, do consagrado ANTES DO FIM, ou “Tortura”, música que só viria a ser lançada oficialmente na obra prima DIVIDIR E CONQUISTAR. A selvageria contida na execução das músicas exemplifica ainda mais o significado do “Hardcore Metal” que foi atribuído à banda. As faixas de ULTIMATUM, primeiro Split lançado pela banda ao lado do METALMORPHOSE, também podem ser encontradas aqui em versões ainda mais velozes que o original. Esse é o valor do material ao vivo, ouvir as músicas nuas e cruas, tocadas do jeito que a banda está se sentindo naquele momento.

Este registro conta com o trio original, formado por Carlos “Vândalo” na guitarra e vocal, Claudio “Cro-Magnon” no baixo e Marcos “Animal” na bateria, e como estamos falando dos primórdios, foi na fase mais jovial e bruta da banda, sem muita lapidação ainda. Vale ressaltar que a fita ainda conta com 2 versões da faixa “Abandono o Seu Deus”, música tão polêmica quanto sua sucessora P.N.C.D. (aka “Pau no C* de Deus”  ainda mais explícita que marcou negativa e positivamente a banda nos anos 80), um ataque direto à religião predominante, que até hoje deixa chagas na sociedade. Essa fita é de fato um importantíssimo registro para a história da banda, pois vai muito além do som. Ela é, principalmente, um registro antropológico que precisava ficar além da memória.

É certo que com o passar dos anos, o som da Dorsal foi passando por diversas mudanças, buscando novas influências e sempre em busca de evolução. Mas é inegável que seus registros anteriores marcaram toda uma geração, trazendo consigo rebelião, rebeldia, velocidade e fúria, num som tão pesado que consagrou sua história como “a banda mais pesada da P.Q.P.”.

.

Para ouvir:*

* O áudio da fita não está disponível online, mas compila shows da banda realizados em Minas Gerais e Rio de Janeiro em meados de 85’. O disco PELAGODISCUS ATLANTICUS compila alguns registros ao vivo).

.

Dissecando o disco no Motim Underground:

Balthazar
Integrante das bandas Nefärioüs D-saster, Disbömber, Rawripper e Punção, responsável pelo selo Underground Gräves Distro, criador de conteúdo no canal de YouTube Motim Underground e jornalista independente nas horas vagas.
https://www.youtube.com/channel/UCqAv8M0d6jedvtuvJHWJ-cQ
Top